Festival da Primavera de Salvador marca reabertura do Espaço Cultural da Barroquinha

A programação prioritariamente preta e diversa é uma realização da Fundação Gregório de Mattos

Em sua origem, a cumieira do candomblé na Bahia. Há alguns anos, o palco que tem recebido a diversidade cultural e cênica dos artistas soteropolitanos e baianos. O dia 20 de setembro de 2023 marca a reabertura do Espaço Cultural da Barroquinha. Até 01 de outubro, o equipamento receberá a

programação da Fundação Gregório de Mattos (FGM) para o Festival da Primavera 2023, que celebra a cultura afro-brasileira e o patrimônio cultural da cidade.

No dia 20, às 18h30, a reabertura do Espaço Cultural da Barroquinha será celebrada com uma festa repleta de cultura e arte, o Projeto Afrobarroquinha, conjunto de ações e atividades artístico-culturais que integrarão a programação. Para conduzir esse evento especial, a FGM traz como mestra de cerimônia convidada, Koanza, uma figura de destaque no cenário artístico, cuja presença promete tornar esta ocasião ainda mais memorável. Koanza, criada por Sulivã Bispo.

Na sequência, o Cortejo Afro trará ainda mais brilho e ritmo a esta noite especial. A energia contagiante do grupo é uma representação viva da cultura afro-brasileira que ressoa nas raízes desta cidade. Este é apenas o começo de uma série de eventos que promete levar o público presente a uma experiência cultural única, reafirmando o papel central que o Espaço Cultural da Barroquinha desempenha como guardião e promotor das riquezas culturais da Bahia.

No mesmo dia será reaberta a exposição “Orixás da Bahia”, um marco cultural que celebra a riqueza e a profundidade da religiosidade afro-brasileira na Bahia. Além de ser uma expressão artística, a exposição também desempenha um papel importante na preservação e disseminação das tradições afro-brasileiras.

Dias 22 e 23, acontecem três apresentações especiais, sendo no primeiro dia, às 19h e no segundo, 17h e 19h, do espetáculo “Resistência Cabocla”, com o Bando de Teatro Olodum. A peça conta a história de dois jovens negros, Luque e Mirna, que se preparam para desfilar no 2 de Julho, uma das datas mais significativas de Salvador. Enquanto Luque se sente ansioso para desfilar como baliza em uma das fanfarras, a musicista Mirna levanta questões sobre a falta de representatividade negra e feminina na celebração. A aparição do Caboclo Tupinambá leva os jovens a uma jornada pelas imagens históricas das lutas na Bahia pela independência do Brasil, mostrando a resistência popular que garantiu a liberdade do país. Este espetáculo, dirigido por Daniel Arcades, é uma oportunidade de honrar a coragem de nossos ancestrais negros e indígenas e destacar a importância da resistência pela liberdade. A entrada é gratuita.

No dia 24, às 16h, o ritmo toma conta do Espaço Cultural da Barroquinha com “Sibí Dúdú – Roda de Samba”. Esta apresentação reúne grupos soteropolitanos como Mãos no Couro, Gira D’elas e Geo da Viola, em uma celebração da cultura preta que busca resgatar a musicalidade do samba de roda e preservar os quitutes do tabuleiro baiano. Além disso, a culinária ancestral e a Feira de Afroempreendedoras, com artesanato, acessórios, moda afro e produtos naturais, enriquecem essa experiência única.

No dia 26, às 17h, acontece mais uma edição do “PATRIMÔNIO É…”, roda de conversa sobre o patrimônio cultural da cidade, com o tema “O Candomblé da Barroquinha e suas Matriarcas”. Esta ação de educação patrimonial, integrante do programa Salvador Memória Viva da Fundação Gregório de Mattos, explora temas relacionados à riqueza cultural de Salvador. Já no dia 27 de setembro, às 17h, o “Cine Cafezinho” apresenta o lançamento de produtos audiovisuais contemplados pelo Prêmio Jaime Sodré, incluindo a masterclass “A Origem dos Cafezinhos” e o documentário “A Pessoa por Trás do Carrinho de Café”.

De 28 a 30, às 19h, Sulivã Bispo traz de volta ao palco do Barroquinha, o aclamado espetáculo “Kaiala”. A peça narra a história de uma menina de 10 anos iniciada no candomblé de tradição angola, que foi vítima de intolerância religiosa, quando seu terreiro foi invadido por um grupo de evangélicos que buscava pôr fim aos cultos de matriz africana.

Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, das 10h às 17h, o Projeto Ocupação Sound System – Arte Urbana na Comunidade oferece formação, intercâmbio e circulação para jovens do grafite e do sound system. A Feira de Empreendedores no Pátio do Espaço Cultural da Barroquinha complementa esta iniciativa, proporcionando oportunidades para empreendedores locais. Este evento é gratuito e valoriza a criatividade da juventude.

Para Fernando Guerreiro, presidente da FGM, “a reinauguração do Espaço Cultural da Barroquinha se torna o epicentro de uma série de atividades que celebram a cultura, a história e o patrimônio da nossa cidade. Convidamos todos a participarem desses momentos únicos de celebração”.

Serviço

O quê – Reabertura Espaço Cultural da Barroquinha

Quando – 20 de setembro a 01 de outubro

Entrada – Gratuita
Foto: Max Haack

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados