Exercícios físicos ajudam a afastar os riscos de AVC, infarto e trombose, dizem especialistas

As pessoas sempre planejam adotar hábitos mais saudáveis e isso pode ser feito com pequenas atitudes. Incluir na rotina o hábito de mexer o corpo, pode proporcionar benefícios para a qualidade de vida e saúde vascular. Qualquer mudança já reduz as chances de infarto, acidente vascular cerebral (AVC), diabetes e diversos tipos de câncer, de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). Ou seja, é preciso dizer não ao sedentarismo. “Uma simples caminhada fortalece os ossos, o que diminui a possibilidade de fraturas e de avanço da osteoporose. E ainda é uma grande aliada na manutenção do peso. Ou seja, quem se exercita pensa melhor, se sente melhor e dorme melhor”, destaca Nilton Mendes, Coordenador Geral na Rede Alpha Fitness.

De acordo com especialistas da SBACV, uma simples caminhada diária se apresenta como uma alternativa para manter o organismo em movimento, ajudando a combater o estresse, e auxiliando a reduzir a pressão arterial, glicose e o colesterol. Outro benefício é a melhoria da memória e a queda do risco de casos de demência e depressão.

O sedentarismo é uma das principais causas evitáveis de morte no mundo, junto da obesidade e do tabagismo. Uma hora de caminhada por dia, cinco vezes na semana, auxilia na prevenção a esse problema. O ideal é realizar cerca de 300 minutos de exercícios físicos leves a moderados por semana. Se a intensidade for maior (como numa corrida) o tempo mínimo recomendado cai para 150 minutos semanais. “Seja ao ar livre ou na academia, o importante é se manter em movimento. Cada uma das modalidades apresenta especificidades, como padrão de movimento, uso e exigência da musculatura, entre outros. No entanto, quem não tem objetivos esportivos, deve fazer sua escolha levando em conta como o exercício pretendido se encaixa na rotina”, acrescenta Nilton.

Alguns grupos podem se favorecer ainda mais das atividades físicas. Dentre eles, estão pacientes com doenças cardiovasculares ou varizes. Isso porque a caminhada melhora a musculatura dos membros inferiores, o que auxilia o retorno venoso e a circulação venosa. “A musculatura da panturrilha é o coração da perna e estes músculos são os verdadeiros promotores do retorno do sangue pelas veias dos membros inferiores. Ao andarmos, o sangue circula em direção ao coração, esvaziando as veias das pernas. Menos sangue parado nas nossas veias, menos dilatação e formação de varizes, retenção de líquido, inchaço e sintomas de peso e cansaço”, complementa o especialista da Rede Alpha Fitness.

Apesar de todos os benefícios, pacientes com doenças cardiovasculares devem passar por avaliação médica antes de qualquer atividade física. “Caminhar é prazeroso e agradável. Porém, pode não ser fácil encontrar um local adequado (chão plano, sem muitas imperfeições, entre outros). Desta forma, quem opta pela esteira ou elípticos tem facilitadores, que permitem controle da velocidade e inclinação, por exemplo, além de não ficarem expostos ao sol e chuva”, conclui Nilton.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados