Prefeitura de Salvador abre inscrições para cursos de qualificação em audiovisual no encerramento do SalCine Conecta

Foram abertas na última quinta-feira (14), durante a cerimônia de encerramento do SalCine Conecta, no Cine Glauber Rocha, as inscrições para o SalCine Cursos, trilhas formativas de qualificação no setor audiovisual promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Emprego e Renda (Semdec), por meio do programa Salvador Tech.

Serão oferecidos cursos nas áreas de roteiro, assistente de câmera, iluminação profissional, produção executiva, designer gráfico e produção de conteúdo e edição, além de workshops técnicos e iniciativas que acontecerão nos polos Boca de Brasa. As inscrições podem ser feitas através do site https://salvadortech.salvador.ba.gov.br/salcine/.

Para participarem do processo seletivo, os candidatos devem ser maiores de 18 anos, ter disponibilidade para aulas em formato híbrido, à noite, no período de outubro de 2023 a janeiro de 2024, ser residente de Salvador e ter concluído o Ensino Fundamental II.

Em parceria com o Seinai / Cimatec, serão ministrados os cursos de roteiro e produção executiva, com carga horária de 124 horas, e assistente de câmera e iluminação profissional, de 160 horas. Os 16 workshops acontecerão a partir de outubro de 2023, seguindo até maio de 2024. As aulas têm início no dia 9 de outubro. A formação em design gráfico, com 80 horas, será ofertada pela UNIFEL.

Pedro Tourinho, secretário municipal de Cultura e Turismo, destacou que o SalCine Conecta e os cursos de formação marcam um momento inédito na cidade de Salvador. “Desde que eu entrei na secretaria, há 8 meses, uma das prioridades foi estabelecer um programa de fomento ao audiovisual como o SalCine. É a primeira vez que a cidade investe no audiovisual como faz agora com essas trilhas formativas. Temos que pensar o audiovisual de forma sistêmica e transversal, envolvendo toda a administração pública, pois o potencial econômico desse segmento em Salvador é um destaque”, disse.

O diretor da Salvador Tech, Vinicius Mariano, afirmou que os cursos de formação serão uma ação contínua. “Estamos apresentando as primeiras trilhas formativas. Mas, nas próximas semanas, continuaremos divulgando mais vagas e cursos. Desde o início, estamos num processo de escuta ativa, entendendo o ecossistema do audiovisual de Salvador para potencializa-lo”, afirmou.

Em parceria com o DOCA1 e Doc Doma Filmes, serão oferecidos cursos de introdução a roteiro, narrativa seriada, editais/projetos documentais, projetos ficção, dentre outros. Além de 21 cursos com vagas ilimitadas pela TRACE Academia e 39 pela co.liga. Mais informações estão disponíveis no mesmo link da inscrição.

SalCine Conecta – Nos três dias de programação, com curadoria de Viviane Ferreira, baiana à frente da presidência da SPCine, a 1ª edição do SalCine Conecta trouxe convidados de todo o Brasil para trocar experiências voltadas ao fomento do audiovisual soteropolitano. O último dia foi centrado em mesas de discussão sobre desenvolvimento e suporte a talentos criativos, production service e plataformas de streaming no Brasil e desafios na consolidação e ampliação de públicos e audiências, com nomes como Licínio Januário, fundador da Wolo TV, Duarte Dias, programador e curadora do CineTeatro São Luiz, em Fortaleza, e Keity Souza, sócia-diretora executiva da Tem Dendê.

Polos Boca de Brasa – A partir do edital “Boca de Brasa”, lançado no dia 14, serão selecionadas três organizações da sociedade civil, com propostas em duas categorias, incubação e aceleração de iniciativas, com um investimento de cerca de R$ 3,8 milhões. As inscrições vão até o dia 16/10, no site da Fundação Gregório de Mattos. Foto: Luan Teles / Secult Salvador

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados