Hemóvel ficará até sexta-feira (15) em frente ao paço municipal

A Câmara Municipal de Salvador e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) anunciaram uma campanha conjunta para promover a conscientização e a doação de sangue entre os servidores da casa e a comunidade local, desde a segunda feira (11) o Hemovél se encontra estacionado em frente a câmara municipal na praça Thomé de Souza para a doação de sangue e cadastramento de doadores de medula óssea das 8h às 16h, a campanha irá se estender até a sexta-feira (15).

Vale salientar que os doadores recebem gratuitamente uma triagem sorológica de Hepatite B e C; doença de chagas; sífilis; AIDS; HTLV I/II, e testes de imunohematologia de determinação do tipo sanguíneo ABO e Rh e pesquisa de anticorpos irregulares.

Á Hemoba desempenha um papel importante na garantia de um suprimento constante de sangue e hemocomponentes seguros para atender às necessidades dos hospitais e pacientes em toda a Bahia, No entanto, a demanda por doações de sangue ainda é uma preocupação constante, e essa parceria com a Câmara Municipal tem como objetivo aumentar significativamente o número de doadores. Principalmente os tipos sanguíneos de fator RH negativo.

Essa campanha foi um pedido do presidente da câmara o vereador Carlos Muniz (PSDB), que é doador da Hemoba, e reforça a importância de estimular a doação. Além dessa ação de dois dias, a iniciativa foi ampliada e, a partir de outubro, toda última quarta-feira do mês será disponibilizado transporte para levar e trazer servidores, terceirizados e comissionados que desejarem doar sangue.

A parceria entre a Câmara Municipal e a Hemoba representa um compromisso com a vida da comunidade de Salvador. Espera-se que essa campanha não apenas aumente o número de doadores de sangue, mas também conscientize a população sobre a importância da doação regular e contínua.

Os benefícios dessa iniciativa se estenderão a todos os moradores da cidade, garantindo que aqueles que enfrentam doenças graves, acidentes ou cirurgias possam contar com o suprimento necessário de sangue para sua recuperação

Enoch Nascimento de 58 anos afirmou “ Eu sempre tive o desejo de doar, mas nunca tinha feito antes, até que hoje eu estava resolvendo algumas coisas e vi o ônibus estacionado aqui na praça, me informei e decidir doar pela primeira vez já que é algo simples e rápido”.

Seu Enoque deixa ainda um recado para as pessoas que tem desejo, mas nunca doaram antes “ Venha doar por que você pode salvar até quatro vidas, a gente espera trinta minutos na fila da lotérica para apostar num jogo que não temos chance de ganhar e não podemos parar cinco minutos para salvar vidas? ”.

Supervisora de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida da Câmara Municipal de Salvador, a assistente social Ingrid Almeida declarou “ A intenção ao estender a campanha, é uma captação maior de voluntários tanto da casa quanto da comunidade, houve a disponibilidade da Hemoba e nós vimos a oportunidade de fazer esse investimento”.

Para realizar a doação de sangue é necessário cumprir alguns critérios e requisitos para que não haja prejuízos à pessoa contemplada e ao doador.

Confira alguns destes critérios para a doação de sangue:

• Não estar gripado, resfriado, com febre. Se isso acontecer, espere 15 dias após o desaparecimento dos sintomas;
• A doadora não pode estar grávida;
• Aguardar o período pós-gravidez (90 dias para parto normal e 180 dias para parto cesariano);
• Aguardar período de amamentação (durante os primeiros 12 meses);
• Não ter feito tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impede a doação);
• Não ter feito exames/procedimentos endoscópicos nos últimos 6 meses;
• Fica com restrição para doar quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade;
• Restrição também para quem tem evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatite B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
• Não pode doar pessoa que faz uso de drogas ilícitas injetáveis.
• Para fazer a doação é necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
• O doador deve estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
• Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
• Não fumar por pelo menos 2 horas.
• Estar em boas condições de saúde e pesar acima de 50 kg;
• Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional;
• Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal;
• Pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos;
• Homens podem doar até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações e mulheres podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações. Foto: Reginaldo Ipê

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados