Módulo de saúde registra mais de 120 atendimentos de baixa complexidade durante Parada LGBT+ em Salvador

O módulo montado pela Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) para atendimento do público presente na 20ª Parada do Orgulho LGBT+ contabilizou 127 atendimentos de baixa complexidade durante todo o evento, que aconteceu no último domingo (10), no Campo Grande.

Já a unidade do “Fique Sabendo”, anexa ao módulo de saúde, atendeu108 pessoas, com a realização de 216 testes para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis. Além das testagens, foram distribuídos insumos para prevenção combinada e preservativos. Foram realizadas ainda diversas atividades educativas e artísticas em parceria com ONGs e instituições, a exemplo do Bonde Universitário da UFBA e o Rolê da Prevenção, do Motirô-BA.

Outra iniciativa da secretaria durante a Parada foi a emissão do Cartão SUS com nome social, ou seja, o nome adotado socialmente, sem necessidade de alteração do registro civil. Ao todo, 21 pessoas conseguiram o documento. O acesso ao nome social é um direito adquirido das pessoas trans e busca eliminar situações constrangedoras ou discriminatórias que possam funcionar como barreiras aos serviços públicos.

“A presença da Saúde no evento reforça nosso respeito à toda população. A Parada do Orgulho LGBT+ é uma festa consolidada de celebração e luta, o que reforça nosso compromisso de acolher seus foliões com o mesmo cuidado, atenção e respeito como fazemos no Carnaval, por exemplo. O SUS é universal, equânime e integral, e vamos sempre prezar por esses princípios”, destacou a vice-prefeita de Salvador e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, madrinha do evento.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados