Prefeitura de Salvador participa da 20ª Parada do Orgulho LGBT+

A Prefeitura de Salvador participou da 20ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia, que ocorreu neste domingo (10) no Campo Grande e percorreu o Centro da capital baiana. Além de oferecer todo o apoio logístico para a festa, a gestão municipal instalou em frente ao Teatro Castro Alves um inédito Módulo de Saúde, que ofereceu atendimentos de emergência e realizou ações de prevenção ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.

A Prefeitura foi representada pela vice-prefeita e secretária de Saúde (SMS), Ana Paula Matos. Ela, inclusive, foi escolhida pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), que organiza e produz a parada, para ser a madrinha do evento.

Ana Paula agradeceu pelo posto: “Sinto muita honra e alegria em ser a madrinha da Parada do Orgulho LGBT+. Entendo que não é só Ana Paula que está aqui, mas todas as políticas públicas que Salvador vem implementando para o público LGBT+. Cada pessoa deve ser amada, respeitada e incluída. Não é admissível que nos tempos de hoje ainda existam pessoas que desrespeitam as outras pela sua orientação sexual. Portanto, hoje reforçamos o nosso pedido por respeito, amor e inclusão. Que eu faça por merecer esse título de madrinha, sendo a voz conjunta com vocês”, ressaltou em discurso.

O Módulo de Saúde ofertou atendimento nos moldes do que ocorre no Carnaval, com atendimento de urgência e emergência. Além disso, a gestão municipal oferece no módulo ações de prevenção, através do espaço Fique Sabendo, que conta com testagens gratuitas e autotestes para detecção do HIV; emissão de cartão SUS com nome social, distribuição de insumos para prevenção combinada, preservativos, dentre outros.

A vice-prefeita ressaltou que a missão da Prefeitura é fazer com que as políticas públicas alcancem todas as pessoas: “A gente entende que mais do que discurso temos que ter ação. Por isso, intensificamos o combate à LGBTfobia, ampliamos acessos a importantes serviços, como a abertura do primeiro ambulatório LGBT+ de Salvador, permitindo o avanço na atenção à saúde integral das pessoas LGBT+. Temos também o Centro Municipal de Referência Vida Bruno, importante espaço de acolhimento que, entre suas atividades, oferece assessoria jurídica e social; além das ações de inserção no mercado de trabalho, capacitação e orientação nas questões do nome social”, destacou.

O Ambulatório Especializado em Saúde LGBT+ foi inaugurado no dia 1° de setembro e oferta o cuidado integral a pessoas trans e travestis, incluindo serviço de hormonização e acompanhamento das alterações corporais; atenção aos casos de sofrimento mental moderado; oferta de insumos de prevenção combinada ao HIV, incluindo a Profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP); detecção precoce do câncer de colo do útero e mama. A unidade fica situada no Multicentro Carlos Gomes. Foto: Lucas Moura / Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados