Dia Mundial da Alfabetização – ‘Escola Nota 10’ leva educação à canteiro de obra em Salvador

A MRV, maior construtora da América Latina, direciona sua atenção ao Dia Mundial da Alfabetização, em 8 de setembro, para reforçar a importância da promoção da educação básica e o combate ao analfabetismo no Brasil. Segundo o último levantamento feito pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Educação, o número de pessoas analfabetas no Brasil passou de 6,1%, em 2019, para 5,8%, em 2022. Mesmo com a redução, a taxa ainda é alta, 55,3% (5,3 milhões) dos analfabetos de 15 anos ou mais estando concentrados no Nordeste. Na Bahia, essa taxa representa 10,3% da população.

A fim de contribuir para a redução desse índice e proporcionar acesso à alfabetização e capacitação para colaboradores que enfrentam desafios educacionais, a MRV realiza o programa “Escola Nota 10” nos seus canteiros de obras em todo o país. A iniciativa, que já formou mais de 4.800 alunos em uma década, tem sido um agente transformador na educação dos trabalhadores da companhia.

A MRV instituiu a meta de ter 100% dos trabalhadores nos canteiros de obras alfabetizados. No último ano foram 299 alunos alfabetizados em 34 escolas implantadas, com investimento de R$ 550 mil. 

Atualmente, em Salvador, o “Escola Nota 10” tem uma base no canteiro de obras do Reserva Salvador, na região do bairro de Cajazeiras. Com colaboradores de 4 canteiros distintos, a turma atual conta com 18 estudantes ativos. Os encontros acontecem durante a jornada de trabalho, das 7h às 8h30, na segunda, quarta e sexta-feira. Nos encontros, os profissionais tratam de temas como Doenças do Trabalho, Ética Profissional, Direitos e Deveres do Trabalhador, Sustentabilidade, dentre outros.

A iniciativa também tem gerado histórias inspiradoras de progresso e superação. Trabalhadores, que previamente não tiveram acesso à educação formal, encontraram no programa a oportunidade de adquirir habilidades essenciais para aprimorar suas vidas.

Professor da turma do Reserva Salvador, Luan Ribas, elogia a motivação e participação dos alunos em sala. De acordo com o jovem educador, a turma reúne muitas histórias de vida impactantes que poderiam ser contadas. “Temos um aluno que perdeu os pais muito cedo e, por isso, precisou deixar a escola. Agora, aos 60 anos de idade, ele retornou aos estudos com a MRV.”, relembra Ribas.

Outra conquista da turma em 2023 foi a realização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) por alguns alunos. O exame oferece a possibilidade de obter um diploma do ensino fundamental ou médio para quem não concluiu os estudos na idade correta.

Ao investir na formação dos colaboradores, a MRV não apenas contribui para o crescimento profissional desses indivíduos, mas também inspira um diálogo mais amplo sobre o impacto positivo da educação no setor empresarial e o papel das empresas na vida da comunidade ao seu redor, que geram retornos consideráveis não só aos colaboradores como para a sociedade. “O benefício maior, acredito, é dos colaboradores, mas tanto a empresa quanto a sociedade se beneficiam com pessoas alfabetizadas, capacitadas e com uma profissão”, ressaltou Leandro Ferreira, gestor de produção da MRV em Salvador, que acompanha o dia a dia dos profissionais no canteiro de obras. Foto: Comunicativa Associados

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados