Espetáculo “O Rabo e a Porca” faz curta temporada em Lauro de Freitas

Montagem inédita chega ao Cine Teatro Lauro de Freitas com duas apresentações e oficinas teatrais gratuitas nos dias 18 e 19 de setembro

Após estrear com casa cheia no Teatro Gregório de Mattos, em Salvador, o espetáculo visual O Rabo e a Porca faz curta temporada em Lauro de Freitas, nos dias 18 e 19 de setembro, às 19h, com duas apresentações e oficinas teatrais gratuitas no Cine Teatro Lauro de Freitas. A circulação leva para mais pessoas a história de mãe e filha interpretadas pelas atrizes baianas Aicha Marques e Manu Santiago, contada com muita emoção, expressão e nenhuma palavra falada.

Também consta na programação da circulação três oficinas gratuitas para ampliar os conhecimentos de profissionais, estudantes e demais agentes do campo teatral de Lauro de Freitas, que serão ministradas nas manhãs dos dias 18, 19 e 20 de setembro por profissionais que integram a equipe do espetáculo. São elas a Oficina de Técnicas de Composição Cênica, a Oficina de Direção Teatral e a Oficina de Gestão e Produção Cultural. Inscrições no Instagram @oraboeaporca

Para a atriz Manu Santiago, expandir a peça para lugares diferentes tem sido um grande presente. “Poder levar o espetáculo para outros públicos e outras cidades é sempre maravilhoso. Um dos objetivos principais quando a gente pensa em montar uma obra, para além da reflexão, da mensagem que a gente quer passar, é poder circular e levar para o maior número de pessoas, ampliando o acesso ao teatro. Eu espero muito que o público de Lauro de Freitas acolha e goste do espetáculo como está sendo aqui em Salvador”, comenta.

“O teatro tem esse aspecto de ser itinerante, uma arte de vivências de palcos. Não se imagina teatro e dança, que são artes cênicas, parados no lugar. Então toda essa parte de viagem, de mostrar para outros públicos, contribui para o amadurecimento da peça, que vai tomando contornos pelos caminhos que faz”, complementa Aicha Marques, que assina o roteiro da montagem e comemora com ela seus 30 anos de carreira. A direção é de João Lima.

O espetáculo suscita reflexões sobre machismo, patriarcado, alienação parental e perda de identidade, assim como remexe percepções, crenças e questões do ser humano, numa narrativa cheia de detalhes e nuances, com elementos cênicos do teatro físico e gestual. Aicha Marques assume a pele de uma atriz de cabaré decadente, enquanto Manu Santiago interpreta a filha, fruto da relação abusiva que a mãe vivia com o dono do cabaré. Crescendo sob os gatilhos negativos da toxicidade construída na relação de seus pais, a menina liberta sua linhagem feminina, salvando a sua mãe do seu submundo mental e reacendendo as luzes do seu show.

A produção do espetáculo tem assinatura da Multi Planejamento Cultural com Coprodução da Chá de Boldo Produções e Chegança Ateliê Cultural. O Governo da Bahia apresenta o espetáculo cênico contemplado pelo Edital Setorial de Teatro 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

Oficinas – Como parte da temporada em Lauro de Freitas, o espetáculo O Rabo e a Porca amplia sua atuação e oferece ao público três oficinas gratuitas, cada uma com 30 vagas, que serão preenchidas mediante inscrição online, no perfil do Instagram @oraboeaporca, ou no teatro antes do início das atividades. São elas a Oficina de Técnicas de Composição Cênica, com Aicha Marques, no dia 18 de setembro, das 9h às 14h; Oficina de Direção Teatral, que acontece no dia 19 de agosto, das 9h às 14h, com João Lima; e a Oficina de Gestão e Produção Cultural, dia 20 de setembro, das 9h às 14h, com a produtora cultural Ana Paula Vasconcelos. Foto: Amanda Tropicana

SERVIÇO:

O Rabo e a Porca

Datas: 18 e 19 de setembro (segunda-feira e terça-feira)

Horário: 19h

Local: Cine Teatro – Lauro de Freitas

Entrada franca

Classificação: 12 anos

Oficinas

Técnicas de Composição Cênica

com Aicha Marques

Dia 18 de setembro (segunda-feira)

Horário: 9h às 14h

Direção Teatral com João Lima

Dia 19 de setembro (terça-feira)

Horário: 9h às 14h

Gestão e Produção Cultural

com Ana Paula Vasconcelos

Dia 20 de setembro (quarta-feira)

Horário: 9h às 14h

Inscrições: www.linktr.ee/oraboeaporca

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados