Dr. Diego Castro propõe criação do Programa Jovem Cidadão Baiano

O deputado Dr. Diego Castro (PL) apresentou, na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que prevê a criação do Programa Jovem Cidadão Baiano. O objetivo, conforme argumentou o parlamentar, é promover fundamentos de economia, tributos, planejamento financeiro, mercado de capitais e noções de direito nas escolas de ensino médio vinculadas à Secretaria Estadual da Educação.

Além das noções de mercado de capitais, direito, educação financeira e conceitos básicos de economia, o projeto também estabelece o ensino de disciplina que trate de empreendedorismo, abordando tópicos como perfil pessoal e vocacional, desenvolvimento profissional, oportunidades de mercado, inovação, gestão de negócios, dentre outros temas correlatos.

“Objetivando o alcance dos objetivos programáticos, os professores da rede pública estadual do ensino médio serão capacitados para ministrar aulas dos temas propostos, permitindo que cada unidade escolar aplique o conteúdo em conformidade com sua estratégia educacional e caraterísticas socioculturais”, aponta um trecho do projeto.

Ao justificar sua proposição, o deputado explica que a iniciativa facilitará aos jovens o acesso ao conhecimento fundamental para abertura do próprio negócio ou entrar competitivamente no mercado de trabalho. “É fundamental que o estudante baiano tenham acesso a esse conhecimento para desenvolver suas competências e habilidades para empreender, planejar-se financeiramente, investir, abrir e gerenciar negócios, bem como compreender as principais noções de direito relacionadas ao mercado de trabalho e à economia”, contextualizou.

Dr. Diego Castro ainda enfatizou a necessidade de os jovens aprenderem noções básicas sobre tributos. “Considerando que o Brasil tem uma das maiores e mais complexas cargas tributárias do mundo, as pessoas devem ser preparadas desde o período escolar para entender como pagar seus tributos de forma responsável”, afirmou. Foto: Ascom / Alba

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados