Confira a programação da Sala de Cinema Walter da Silveira em setembro

Exibições, lançamentos e pré-estreias, debates, festivais e celebrações compõe a programação do mês

A programação de setembro está diversificada na Sala de Cinema Walter da Silveira, gerida pela Diretoria de Audiovisual da Funceb (Dimas/Funceb). No dia 1º (sexta-feira), segue em cartaz a sessão especial Bicentenário Independência do Brasil na Bahia. Já no dia seguinte, a sala recebe a mostra Cine Horror ‘Sessão da Tarde – As Aventuras de Sinbad’.

No dia 6 de setembro haverá pré-estreia do longa “Eu deveria estar feliz”, seguido de debate com Lorena Nonato, protagonista do filme, e a vice-diretora da Dimas, Juci Santana. No feriado de 7 de setembro, a Sala Walter recebe a VII Semana da Diversidade Cultural LGBT de Salvador com o lançamento do documentário “Um Atentado Violento ao Pudor”, seguido por debate.

Pós-feriado, no dia 8, será a vez do lançamento do documentário “Quando ousamos existir”, também seguido por debate. Entre 13 e 23 a Sala Walter exibe “Vento na Fronteira”, de Laura Faerman e Marina Weis; e entre 16 e 23, o filme “Canção ao Longe”, de Clarissa Campolina.

Já nos dias 14 e 15 de setembro a sala de cinema recebe o I Encontro Baiano de Filosofia e Cinema. E no dia 22, Cine Debate da Defensoria Pública com exibição do filme “Mulher Rei”, para o público interno da instituição.

Na última semana de setembro a programação inicia no dia 26 com o Festival de Vídeo Estudantil do CEEP Formação e Eventos Isaias Alves, cujo tema é “Celebração dos 50 anos de Gerônimo Santana”, voltado para a comunidade escolar. Entre os dias 27 e 30 de setembro, a Sala recebe o Novo Ciclo de Cinema Iberoamericano – Histórias que não te contaram. A programação do último dia do mês recebe ainda a Comemoração do Cosplay Bahia.

Confira abaixo a programação completa da Sala de Cinema Walter da Silveira e a sinopse dos filmes!

01/09/2023 (sexta-feira)

Programação Especial – Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia

15h – Balizando 02 de Julho

Direção: Fabíola Aquino e Marcio Lima

Duração: 25´

Sinopse: O documentário acompanha a participação de membros da comunidade LGBTQI+ no Desfile do 2 de Julho de 2019, captando tanto a atuação das balizas e dos balizadores, quanto com o público que participava do evento. O desfile ocorre há mais de 16 anos, em Salvador, reunindo-se na região da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Avenida 7 de Setembro, formando o Território da Fechação. Destaca a história de Diana Souza e Gabriel Villas Boas que são balizadores, e conta com a participação de Jean Wyllys, ativista de direitos humanos. O filme acompanha a participação de membros da comunidade LGBTQI+ no desfile cívico que ocorre no dia 2 de julho, que torna-se lugar de manifestações em prol do Combate à Homofobia e Transfobia.

15h30 – Invisíveis do Paraguaçu

Direção: Lucas Mascarenhas e Tamires de Jesus

Duração: 28´31

Sinopse: O Caboclo e a Cabocla são importantes símbolos da guerra pela Independência da Bahia. Eles representam os invisíveis, as pessoas que foram as ruas para batalhar mas não são lembradas no quadro de heróis da guerra. Este documentário evidencia a grande importância que os Caboclos têm na formação cultural e religiosa das cidades irmãs do Recôncavo: Cachoeira e São Félix.

16h – Dois de Julho – Um Sonho de Liberdade

Direção: Yuri Rosat

Duração: 22´50

Sinopse: Dois de Julho: Um Sonho de Liberdade é um curtametragem documental que retrata a importância da Independência da Bahia na construção da identidade cultural do povo baiano. Ao lançar um olhar sobre as expressões populares que tomam as ruas todos os anos, o documentário mostra como a história se manifesta através do protagonismo do povo e do seu desejo por liberdade.

16h30 – As Phylarmônicas

Direção: Agnaldo Siri

Duração: 28´

Sinopse: Documentário sobre as filarmônicas baianas. O filme foi realizado durante grande concerto realizado no Terreiro de Jesus, em Salvador, regido pelo maestro Carlos Veiga, com a presença de Dorival Caymmi, por ocasião do aniversário de 150 anos de independência da Bahia, e em cidades do Recôncavo, como Nazaré das Farinhas, Maragogipe e Cachoeira. A obra tem como tema apresentar as bandas de filarmônicas do interior, entrevistando seus mestres e integrantes, revelando histórias, conflitos e referenciais culturais de cada cidade.

18h30 – Dois de Julho – Guerra da Independência na Bahia

Direção: Renato Barbieri

Duração: 52´

Sinopse: A Independência do Brasil não foi recebida da mesma forma em todo o país. Dividida em dois capítulos, Guerra da Independência na Bahia detalha os conflitos ocorridos na região entre portugueses e brasileiros, que tiveram seu desfecho em 02 de Julho de 1823 com a vitória brasileira e a ruptura política definitiva entre Brasil e Portugal. Com um rico acervo de imagens históricas e atuais, entrevistas com historiadores baianos e cenas da celebração popular do 02 de Julho, a minissérie conta com um rigor histórico de excelência para explicar porque a Bahia comemora a independência em outras datas.

02/09/2023 (sábado)

15h às 19h – Cine Horror ‘Sessão da Tarde – As Aventuras de Sinbad [http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/2023/08/16667/Cine-Horror-apresenta-Sessao-da-Tarde-As-Aventuras-de-Sinbad-na-Sala-de-Cinema-Walter-da-Silveira.html]

Resumo: Em mais uma exibição mensal, a Mostra de Cinema Cine Horror traz no mês de setembro a exibição de dois filmes clássicos com as aventuras do marinheiro Sinbad: A Nova Viagem de Sinbad e o cultuado Sinbad e o Olho do Tigre. A Nova Viagem de Sinbad foi o segundo da trilogia de Simbad conceitualizada e animada por Ray Harryhausen, seguido por Sinbad e o Olho do Tigre, cultuado pelas inúmeras reprises na televisão durante os anos 1980.

06/09/2023 (quarta-feira)

18h30 – Pré-Estreia do Longa-Metragem “Eu Deveria Estar Feliz”

+ Debate com Lorena Nonato (protagonista do filme) e Juci Santana (vice-diretora – Dimas)

Direção: Claudia Priscilla

Duração: 74 min

Ano: 2023

Sinopse: A jornada de quatro mães completamente diferentes que viveram a depressão pós-parto, conseguindo superá-la através do afeto. 1 em cada 4 mães no Brasil vivem a doença sem saber.

07/09/2023 (quinta-feira)

VII Semana da Diversidade Cultural LGBT de Salvador

18h – Lançamento de Documentário “Um Atentado Violento ao Pudor” + Debate

Direção: Gilson Goulart e Keila Simpson

Duração: 91 min

Sinopse: Filme retrata movimento social das travestis, a partir da história de vida de Keila Simpson. Documentário também retrata as estratégias trançadas pelo movimento e suas militantes, solidariedade autonomia.

08/09/2023 (sexta-feira)

VII Semana da Diversidade Cultural LGBT de Salvador

18h – Lançamento de Documentário “Quando Ousamos Existir” + Debate

Direção: Claudio Nascimento e Marcio Caetano

Duração: 01h30min

Sinopse: O filme QUANDO OUSAMOS EXISTIR – Uma história do Movimento Lgbti brasileiro, de Cláudio Nascimento e Marcio Caetano, revive a intensa luta político-cultural pela liberação e afirmação LGBT na década de 1970, até as primeiras ações de promoção da cidadania nos anos 80. Em mais de 40 anos do movimento LGBT brasileiro, suas ações confundem-se com as mudanças da democracia no país.

13/09 (15h30); 15/09 (15h30); 19/09 (15h30); 20/09 (18h30); 21/09 (15h30); 23/09 (15h30)

Vento na Fronteira

Direção: Laura Faerman e Marina Weis

Duração: 77´

Ano: 2022

Sinopse: No coração do agronegócio brasileiro, uma professora indígena luta pelo direito de sua comunidade às terras ancestrais. No lado oposto desta disputa está a herdeira dessas terras, uma advogada com fortes relações com a bancada ruralista.

14 e 15/09/2023 (quinta-feira)

14h – I Encontro Baiano De Filosofia e Cinema

Resumo: O Encontro Baiano de Filosofia, Imagem e Cinema, é um evento proposto por um grupo independente de pesquisadores e entusiastas da interseção filosofia-imagem-cinema. Neste encontro interdisciplinar, exploraremos como a filosofia permeia a criação e interpretação de imagens e filmes, e como essas expressões visuais por sua vez enriquecem nossa compreensão filosófica do mundo. Através de palestras, debates, mostra de curtas-metragens e experimentações artísticas buscamos fomentar a experimentação teórica e discursiva das imagens e do cinema para além dos espaços acadêmicos formais, sem a eles renunciar.

16/09 (15h30); 19/09 (18h30); 20/09 (15h30); 21/09 (18h30); 23/09 (15h30)

Canção ao Longe

Direção – Clarissa Campolina

Duração – 75´

Classificação Indicativa – 14 anos

Sinopse – Em Canção ao Longe, a jovem Jimena busca sua identidade. O filme acompanha o convívio da jovem com a mãe e a avó, mulheres brancas da classe média, e a troca de cartas com o pai, um homem estrangeiro e negro, com quem a jovem se parece. Buscando libertar-se do sentimento de inadequação, Jimena reescreve suas relações familiares, e cria outras formas de viver os vínculos amorosos, de amizade e de trabalho. Através do seu olhar, o filme pensa questões sobre classe, família, tradição, raça e gênero.

22/09/2023 (sexta-feira)

14h às 18h – Cine Debate – Defensoria Pública

Exibição do Filme “Mulher Rei”

Sinopse: A Mulher Rei acompanha Nanisca (Viola Davis) que foi uma comandante do exército do Reino de Daomé, um dos locais mais poderosos da África nos séculos XVII e XIX. Durante o período, o grupo militar era composto apenas por mulheres que, juntas, combateram os colonizadores franceses, tribos rivais e todos aqueles que tentaram escravizar seu povo e destruir suas terras.

*para público interno

26/09/2023 (terça-feira)

Festival de Vídeo Estudantil do CEEP Formação e Eventos Isaias Alves

16h às 21h – Tema: “Celebração dos 50 anos de Gerônimo Santana”

*para público interno

27/09/2023 (quarta-feira)

Novo Ciclo de Cinema Iberoamericano – Histórias que não te contaram

18h30 – Miriam Miente

(República Dominicana y España, 2018)

Direção: Natalia Cabral e Oriol Estrada

Sinopse: Miriam Mente é uma história que realmente acontecia na época da internet sem chamada de vídeo e redes sociais atuais, que entrega seu objetivo de mostrar as camadas de preconceito, o problema é que essas camadas o roteiro não se aprofunda, fora que precisava de uma protagonista no mínimo mais animada.

28/09/2023 (quinta-feira)

Novo Ciclo de Cinema Iberoamericano – Histórias que não te contaram

18h30 – Planta permanente (Argentina, 2019)

Direção: Ezequiel Radusky

Sinopse: Há 30 anos, Lila trabalha como faxineira em um prédio municipal de província. Ela é uma figura importante na sociedade cuidadosamente unida do escritório por causa do refeitório não oficial dos funcionários, que ela administra junto com sua amiga Marcela. Quando Lila tem a oportunidade de reformar o refeitório e administrá-lo oficialmente como chefe, essa repentina elevação de seu status causa a inveja de Marcela e inicia uma lenta decadência do delicado status quo do escritório.

29/09/2023 (sexta-feira)

Novo Ciclo de Cinema Iberoamericano – Histórias que não te contaram

18h30 – Pizarro (Colombia, 2015)

Direção: Simón Hernández

Sinopse: O documentário tenta fazer uma recuperação da memória do comandante guerrilheiro e candidato presidencial da M-19, Carlos Pizarro Leon Gomez, através dos olhos de sua filha, Maria José. Ela tenta recuperar um pouco da verdade história do seu pai, assassinado em circunstâncias misteriosas cinco dias após firmar um acordo de paz com o governo colombiano.

30/09/2023 (sábado)

13h – 16h30 – Comemoração do Cosplay Bahia

Novo Ciclo de Cinema Iberoamericano – Histórias que não te contaram

18h30 – El otro Tom (México, 2021)

Direção: Laura Santullo e Rodrigo Plá

Sinopse: Elena é uma mãe solo e depende da ajuda de programas sociais para sobreviver. Seu filho, Tom, tem dificuldades de comportamento e é estigmatizado na escola como uma criança problemática. Além disso, a ausência do pai faz parte do complicado vínculo entre os dois. Tom é diagnosticado com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e começa um tratamento, mas um acidente em decorrência dos efeitos colaterais dos remédios colocará Elena contra o uso de medicamentos psiquiátricos. A recusa dela em seguir com o tratamento fará os serviços sociais colocarem em risco a custódia do filho. Foto: Pedro Rena

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados