Prefeitura e Cruz Vermelha iniciam treinamento para programa Acesso Mais Seguro

A Prefeitura de Salvador e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) iniciaram, na tarde desta terça-feira (29), um treinamento especial junto aos servidores municipais para a implementação do programa Acesso Mais Seguro. A atividade foi realizada no auditório da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), no Comércio, e segue até a sexta-feira (1º).

O projeto, cujo objetivo é mitigar os impactos da violência armada na realização dos serviços municipais, engloba a Sempre e as secretarias da Educação (Smed), Saúde (SMS) e Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). Diversos profissionais das secretarias envolvidas participaram do encontro, onde adquiriram conhecimentos necessários para disseminar e aplicar o Programa AMS em suas respectivas instituições.

O programa AMS é projetado para fortalecer a capacidade das instituições públicas no que diz respeito à análise de contexto ligada à violência armada, gerenciamento de riscos, gerenciamento de crises e manejo do estresse. As atividades têm como alvo não apenas os profissionais diretamente envolvidos, mas também gestores, visando uma mudança de comportamento que resulte em maior resiliência diante dos desafios da violência armada e em uma redução das consequências humanitárias dessa violência sobre a prestação e acesso aos serviços.

“Os treinamentos realizados buscam preparar os profissionais para a adoção de medidas preventivas e medidas que limitem as consequências das situações de crise que ocorrem nos territórios. Nestes treinamentos buscamos transferir ferramentas simples que possam ser facilmente utilizadas e replicadas pelos profissionais”, declarou a coordenadora do AMS no CICV, Karen Cerqueira.

Um dos participantes, Marcelo Tourinho, gerente da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) da Sempre, também ressaltou a relevância da parceria para a Prefeitura de Salvador, evidenciando que a cooperação com a Cruz Vermelha resultará em uma resposta mais ágil diante das situações de violência urbana. “Essa tem sido uma iniciativa de uma articulação sistêmica da Prefeitura, envolvendo principalmente as áreas que têm maiores serviços, como a Saúde, a Educação e a Assistência Social. No entanto, com o tempo, vai se desdobrar para várias outras áreas da Prefeitura, aperfeiçoando essa resposta do município”, destacou.

A subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas na Defesa Civil de Salvador (Codesal), Fabiana Santana, reforçou o compromisso da gestão municipal com a segurança dos profissionais, ressaltando a mudança de visão que a iniciativa representa. “A gente visto que a Prefeitura de Salvador tem cuidado cada vez mais de todas as pontas dentro do processo de trabalho na gestão. Hoje, a gente começa um planejamento para cuidar da segurança dos profissionais das unidades de saúde, unidades escolares e trabalhadores que atuam em campo”, ressaltou. Foto: Lucas Moura/Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados