Projeto SEMPRE Qualifica realiza aula inaugural nesta segunda-feira (28)

Iniciativa de inclusão produtiva vai promover formação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, atendidas nos serviços socioassistenciais

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE), realizou a aula inaugural, na tarde desta segunda-feira (28), do projeto de inclusão produtiva SEMPRE Qualifica, iniciativa que tem por objetivo promover a geração de renda através do aumento da empregabilidade e empreendedorismo, ofertando capacitação, qualificação e formação profissional como alternativa para que indivíduos e famílias superem a condição de vulnerabilidade e risco social.

Emocionado em poder promover essa que pode ser única oportunidade para profissionalização e independência financeira para muitas pessoas, e muitas famílias, o secretário da pasta, Júnior Magalhães, destacou que “acredito na qualificação profissional como uma efetiva estratégia de enfrentamento à pobreza, pois quando uma pessoa se capacita, começa a trabalhar, e ter renda a partir disso, ela inicia a superação de vulnerabilidades. É isso que Salvador está trazendo como diferencial, promovendo, desta forma a evolução e emancipação dos assistidos”.

A aula inaugural realizada, hoje, através do contrato com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), contou com a participação de cerca de 75 pessoas encaminhadas principalmente pelos Centros de referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros pop, além de Unidades de Acolhimento Institucional (UAIS).

“Eu fiquei sabendo do curso através do CREAS, eles me comunicaram que estavam me inscrevendo no curso, eu amei a oportunidade de me tornar uma profissional e sair por ai fazendo o trabalho que tem que ser feito”, afirmou Norma Botelho, assistida do CREAS.

Os cursos terão como público prioritário mães de crianças e adolescentes com deficiência, indivíduos atendidos nos serviços socioassistenciais, desempregados, pessoas em situação de rua, usuários dos Restaurantes Populares, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, e demais pessoas em situação vulnerabilidade social, com faixa etária de 16 a 60 anos.

Cerca de 4 mil pessoas serão beneficiadas com o programa que, além do SENAI, contará também com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), como parceiro, pelo período do um ano, para a oferta de diversas modalidades de cursos como mecânico de motocicleta e automóvel, fabricação de bolsas em tecido, pizzaiolo, pedreiro, confeitaria básica, informática, dentre outros.

Dirigindo-se ao alunos, Marcelo Azoubel – Gerente da Unidade SENAI Dendezeiros, ressaltou que “o que ninguém tira da gente é o conhecimento, aproveitem. Eu sei que vai ter adversidades, mas não desistam, porque isso aqui fará toda a diferença na vida de vocês. Essa é uma oportunidade feita com muito carinho pela Secretaria. Não parem na primeira dificuldade. Nós, do SENAI, estaremos aqui com todo o suporte que for necessário para vocês. Eu quero ver todos vocês aqui formados”.

Junior Magalhães, ressaltou ainda que “paralelo à formação profissional, os assistidos contarão também com o suporte da SEMPRE para auxiliar o seu desenvolvimento, com a criação de um banco de dados de famílias e indivíduos inscritos para realização de acompanhamento sociassistencial, entrega de kits com itens para que os assistidos possam iniciar as atividades que estão aprendendo nos cursos e encaminhamento para o mercado de trabalho através da intermediação de mão de obra, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (SEMDEC)”, concluiu. Vítor Santos / Ascom Sempre

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados