Padre Júlio Lancellotti, defensor dos vulneráveis, recebe ato de solidariedade, após ameaças de morte

No último domingo, 27, o padre Júlio Lancellotti foi alvo de ameaças que geraram grande preocupação entre seus apoiadores e na comunidade em geral. Um bilhete, deixado na porta da igreja, xingando-o e terminando com a frase “seu dia de reinado aki (?) vai acabar”, foi deixado na porta de sua residência.

Apesar de o responsável ter sido identificado pela polícia e ter sido levado para prestar depoimento na Delegacia, é necessário repudiar com veemência, na prática, o que pode parecer, alguns um ato isolado de um senhor de 72 anos cheio de raiva.

A ameaça ao Padre Júlio está no contexto de um país em que a miséria continua presente para muita gente, a população de rua permanece desassistida, são apuradas as responsabilidades por uma tentativa de golpe de estado (o 8 de janeiro), a polícia continua matando (e o ouvidor das polícias de São Paulo, por querer investigar, é ameaçado de morte), a líder quilombola Bernadete Pacífico foi morta com mais de uma dezena tiros no rosto e na cabeça, na frente dos netos, o fascismo (ou a extrema-direita, para quem preferir mas provavelmente é a barbárie mesmo) já “entrou no nosso jardim” – na expressão do presidente Lula – e pode entender que é hora de “chutar a porta” e entrar.

É preciso que os atos de intolerância não fiquem sem resposta. Ao mesmo tempo, que fique claro: nenhum defensor dos direitos humanos ou da democracia será abandonado por nós à própria sorte.

A coragem e a resiliência demonstradas por Padre Júlio ao longo de décadas – atualmente ele é coordenador da Pastoral do Povo de Rua em São Paulo – tornaram-no fonte de inspiração para muitos, mas também alvo da intolerância.

A indignação gerada pelos crimes cometidos e por mais essa ameaça serve como um chamado à ação, reforçando a necessidade de proteger aqueles que defendem os direitos humanos e trabalham incansavelmente para melhorar a vida dos menos favorecidos. Os brasileiros querem paz para trabalhar e tornar o Brasil um país melhor para todos.

Chamamos, também, a atenção das autoridades, para que tomem medidas adequadas para garantir a segurança do Padre Júlio Lancellotti e de todos os defensores dos direitos humanos. A resistência diante das ameaças é um testemunho da força de uma comunidade que se une em torno de valores de justiça, da solidariedade e da própria democracia. Uma sociedade em que os direitos humanos não são respeitados, dificilmente pode ser reconhecida como tendo uma democracia forte.

A Rede Democracia e Direitos Humanos acredita que a solidariedade demonstrada por meio desta manifestação não apenas fortalece o trabalho do Padre Júlio, mas também ressalta a importância de unir esforços em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva.

MANIFESTAÇÃO EM APOIO AO PADRE JÚLIO LANCELLOTTI E AOS DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS

A Rede Democracia e Direitos Humanos, a Comissão Justiça e Paz de São Paulo e a Frente Inter Religiosa Dom Paulo Evaristo Arns por Justiça e Paz convidam os defensores da democracia e dos direitos humanos a somar forças na manifestação de apoio ao Padre Júlio Lancellotti

Quando: 29/08/23, terça-feira

Horário: das 7h às 8h

Endereço da manifestação: Rua Sapucaia 36, Mooca (esquina da Rua Taquari, em que fica a igreja da Paróquia São Miguel Arcanjo).
Foto: Reprodução Instagram

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados