Obras de requalificação trarão mais mobilidade e ordenamento viário à Rua das Rosas, na Pituba

A Prefeitura de Salvador fará a requalificação da Rua das Rosas, na Pituba, para ampliar a mobilidade de pedestres e veículos por meio de um amplo projeto urbanístico que envolverá desde o alargamento de passeios existentes até a implantação de estacionamentos, ordenamento viário e novos mobiliários urbanos. O prefeito Bruno Reis esteve no local, nesta terça-feira (29), para assinar a ordem de serviço autorizando o início das intervenções.

Elaborado pela Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF), o projeto urbanístico abrangerá três trechos, alcançando não apenas a Rua das Rosas como vias transversais, totalizando extensão de 780 metros. As obras terão quatro meses para conclusão. Atualmente, quem anda pela região, marcada por forte atuação comercial, com a presença de bares, restaurantes, além de escolas, se depara com passeios desgastados – alguns, inclusive, sem pavimentação. A falta de sinalização de trânsito e de estacionamentos públicos é outra demanda que prejudica a fluidez do tráfego local.

O pacote de melhorias, portanto, contemplará o realinhamento e colocação de novos meios-fios em granito, que possui extensa durabilidade, aumento da largura dos passeios, pavimentação adequada ao pedestre, criação de faixa de serviço em pedra portuguesa, rampas de pedestres, piso tátil, iluminação pública em LED, adequação da rede de drenagem e instalação de lixeiras e balizadores.

O prefeito Bruno Reis destacou que as obras de requalificação estão acontecendo em toda a cidade. “Esse projeto foi debatido junto à comunidade para sabermos dos anseios e desejos dela. O mesmo que está acontecendo aqui na Pituba acontece em toda a cidade. Antes de chegarmos nesse bairro para fazermos intervenções como essa, nós estamos na periferia, nas localidades mais distantes, onde há uma necessidade inclusive maior de obras e de ações de infraestrutura. Investimos quase 90% dos recursos da Prefeitura nas áreas mais carentes e pobres de Salvador”, destacou Bruno Reis.

Fases – As obras no primeiro trecho de requalificação da Rua das Rosas começarão na interseção da via com a Avenida Paulo VI, ruas das Acácias e Angélicas, contemplando implantação de 17 vagas de estacionamento, sendo 15 para carro e duas para motos, além baia de ônibus com abrigo.

O segundo trecho, por sua vez, terá como alvo apenas a Rua das Rosas, entre o Colégio Professor Nogueira Passos e a Sociedade Israelita da Bahia. Serão realizados serviços de pavimentação, faixa de pedestres elevada, alargamento de passeios existentes e plantio de árvores. Além disso, mais 16 vagas de estacionamento ficarão ao longo da via.

Por fim, o trecho três envolverá implantação de duas faixas de tráfego na Rua das Rosas, nas imediações do Empresarial San Juan, para absorver o fluxo da Av. Paulo VI. Também prevê ordenamento de vagas de estacionamento, aumento da largura das calçadas, faixas de pedestres, rampas e plantio de árvores entre as ruas das Margaridas, das Esperas, Violetas e Camélias.

Além disso, a Prefeitura estuda fazer intervenções também na Rua Guillard Muniz, que é paralela à Rua das Rosas, e onde também existem bares e restaurantes movimentados. Outras ações de requalificação acontecerão, em breve, na Praça Alfred Nobel e na Rua Edith Mendes da Gama e Abreu.

“Essas obras fazem parte de um projeto de requalificação da Prefeitura para tornar as ruas da cidade mais agradáveis. Trabalhamos com uma série de intervenções para garantir mais acessibilidade e melhoria do tráfego, entendendo as identidades de cada rua. A Rua das Rosas, por exemplo, tem um conjunto de escolas e, por isso, tivemos que atuar nessas áreas com um projeto mais identificado, levando em questão a segurança dos alunos. Por isso, haverá pavimentação para redução da velocidade e travessias em nível”, explicou a presidente da FMLF, Tânia Scofield.

A execução do projeto de requalificação da Rua das Rosas ficará a cargo da Superintendência de Infraestrutura e Obras Públicas (Sucop). “Será uma requalificação total, mudando o piso, que será intertravado e compartilhado para carro e pedestre. Vamos ter a parte de paisagismo. O importante é a convivência da obra com a população. Para isso, vamos fazer reunião com associação dos comerciantes e moradores para que haja menos impacto possível na rotina das pessoas”, afirmou o titular da autarquia, Orlando Castro.

Sonho realizado – A ação foi comemorada por quem vive e trabalha na região. “Queremos agradecer, em nome de toda comunidade da Pituba, esse cuidado que a Prefeitura de Salvador tem tido por esse espaço, que é de todos nós. É um grande sonho que se realiza”, disse o padre da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, Alexandre de Oliveira.

Proprietária de um salão de beleza na Rua das Rosas, a cabeleireira Rita Coelho, 68 anos, chamou atenção para a via ser uma das mais movimentadas de pedestres e carros. “A gente precisava de melhorias, de o tráfego ser mais ordenado e condições necessárias para o deslocamento dos pedestres. Têm trechos que é difícil até de caminhar pelos passeios, pois a pavimentação não existe. Então a obra chega numa boa hora”, afirmou. Foto: Betto Jr./ Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados