Colheita de Talentos abre novas perspectivas de vida para moradores no interior da Bahia

Realizada pelo Senai, em parceria com a Bracell, iniciativa qualifica operadores de máquinas florestais para atuarem nos plantios de eucalipto

Quando Luan Silva de Almeida, 26 anos, cumpriu o último dia de trabalho como promotor de vendas, decidiu mergulhar de cabeça em um universo profissional totalmente novo. Depois de 8 anos trabalhando no varejo, o jovem buscava novos desafios e encontrou uma oportunidade de se qualificar para área florestal. Para isso, ingressou no programa Colheita de Talentos, que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) realiza em parceria com a Bracell, em junho deste ano.

A formação, da qual Luan faz parte, conta atualmente com 24 profissionais, entre homens e mulheres, que desejam atuar como operadores de máquinas florestais. “Sempre tive uma vontade, um sonho de trabalhar na área florestal. Por isso, sinto-me realizado por poder fazer parte do Colheita de Talentos”, diz ele, acrescenta que a qualificação na área pode ajudá-lo a ingressar neste campo, uma vez que empresas como a Bracell buscam profissionais com uma boa formação para integrar o quadro de colaboradores, principalmente no interior.

Colheita de Talentos

O curso do Colheita de Talentos oferece formação gratuita, preferencialmente, para moradores da região de Alagoinhas, Aramari, Entre Rios e Inhambupe que desejam se capacitar para operar máquinas com alta tecnologia. Para isso, o interessado deve ser maior de 18 anos e ter ensino médio completo e habilitação B definitiva. O curso, que está com uma turma em formação, tem carga horária total de 1.072 horas, entre aulas teóricas e práticas.

Em sua 5º turma, o curso já formou, até o momento, mais de 30 profissionais. Destes, pelo menos, 90% foram contratadas pela própria Bracell para atuarem na Bahia e em São Paulo. Um deles é Elenilson Freitas, contratado em novembro de 2021. “Entrar no Colheita de Talentos foi muito gratificante, porque as vagas são muito disputadas. E, depois de seis meses de treinamento, fui contratado pela Bracell como operador trainee”, conta ele, que já foi promovido. “Trabalhar com dedicação, segurança, qualidade e produtividade me ajudou a crescer na empresa e fui promovido a operador nível 2”, comemora.

Agora, com o incentivo da Bracell, ele continua a se especializar: “Além de concluir a formação em transporte de carga, estou fazendo o curso de inglês, porque vi que há muitas oportunidades internas na empresa para as quais posso concorrer. Além disso, futuramente, quero fazer uma faculdade para crescer ainda mais profissionalmente”.

Sérgio Nascimento, coordenador de Colheita Florestal da Bracell, que também já foi operador de máquinas florestais, destaca que a empresa contribui com a formação dos candidatos, ainda no período de formação, cedendo as máquinas e locais de colheita para a parte prática. “A companhia também fornece o transporte e alimentação dos alunos no campo”, acrescenta.

Ainda de acordo com Nascimento, o uso alternado de simuladores de realidade virtual e de máquinas florestais melhora e acelera o nível do aprendizado dos formandos. “O programa viabiliza que os futuros operadores tenham vivências com simuladores de colheita em uma carreta do Senai instalada nos módulos e, no mesmo local, pratiquem o corte mecanizado de eucalipto”, explica.

Compromisso com o todo

Guilherme Araújo, diretor-geral da Bracell Bahia, salienta que a capacitação profissional de moradores é uma das maneiras como a empresa contribui para o desenvolvimento regional. “Temos o firme compromisso de ser uma companhia que cuida do todo: da sustentabilidade da operação, com os programas ambientais e sociais, ao fortalecimento econômico das comunidades em nossa área de influência. E isso só é possível investindo também na profissionalização dos moradores e na formação de novas gerações por meio da qualificação”, afirma.

De fato, o setor florestal vem impulsionando a geração de empregos na Bahia, atuando fortemente no desenvolvimento da economia nos municípios do interior do estado, o que inclui contribuir com a formação de mão local. Dados de 2022 da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf) mostram que as 17 empresas que compõem a entidade empregam direta e indiretamente mais de 108 mil pessoas no estado.

Somente a Bracell, uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, emprega, entre próprios e terceiros, mais de 3,6 mil pessoas no estado, entre a unidade fabril, no Polo Industrial de Camaçari, e as áreas de operações florestais, localizadas no litoral norte e agreste da Bahia. Foto: Acervo Bracell

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados