Candeias recebe projeto Leitura no Campo

Novo espaço de leitura com 1200 novos livros são ações do projeto que tem realização da Rede Educare e patrocínio da Ultracargo

A Escola Municipal Analice Batista Xavier, na cidade de Candeias, na Bahia, recebeu na manhã de hoje (29), às 10 horas, 1.200 novos livros, entre romances, mangás, contos, filmes e títulos juvenis. O novo acervo é uma das ações do projeto Leitura no Campo, que tem realização da Rede Educare e patrocínio da Ultracargo via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.

Além de títulos que são de difícil acesso e publicações voltadas para o público infantojuvenil, a EM Analice Batista Xavier ganha a revitalização da sua biblioteca com espaço de pintura, mesas e cadeiras de leitura e ambientação lúdica para acolhimento dos seus estudantes. Ao todo, a escola atende 240 alunos e pessoas da comunidade, entre estudantes do Ensino Infantil e Fundamental I e pessoas que contam com a escola para realizar trabalhos pedagógicos e pesquisas.

“A implementação da biblioteca na escola do campo incentiva a cultura do letramento, a valorização da leitura, domínio da linguagem, promove acesso aos livros, mantém laços de convivência com a comunidade e fornece intercâmbio de informações. A biblioteca em uma escola do campo assume o papel no desenvolvimento social, pois fornece uma diversidade cultural em locais de difícil acesso, estreitando lacunas impostas pelas barreiras físicas nos espaços com baixos índices de leitura e compreensão de textos, promovendo a inclusão social”, destaca a diretora da instituição, Avani da Silva Matos Felix.

O Leitura no Campo está na sua quinta edição, seguindo com o propósito de formação de leitores em comunidades com pouco acesso à literatura. Sua atuação prevê qualificação de bibliotecas comunitárias e complementação de acervo em bibliotecas de escolas, incluindo a revitalização de espaços de leitura. O projeto considera as bibliotecas como espaços vivos para trabalhar a imaginação, a colaboração, a aprendizagem e a produção de conhecimento, alfabetização e contação de histórias. O acervo conta com exemplares em braile e audiolivros.

Neste ano, o Leitura no Campo vai reestruturar um total de quatro bibliotecas ou espaços de leitura já existentes no Brasil, tanto no que tange à adequação do espaço físico como a doação de acervos. O projeto vem atuando em espaços que precisam de suporte e melhorias para atender as comunidades do país. Além do interior da Bahia, o projeto também chega, em 2023, a Goiás.

O Leitura no Campo também oferece aos educadores sensibilização sobre o uso do espaço e acesso a uma plataforma online e 100% gratuita com cursos para formação de leitores, alfabetização e contação de histórias.

“Realizamos um diagnóstico e estabelecemos a educação como a prioridade da nossa política de responsabilidade social. Acreditamos que o incentivo à leitura é determinante na fase escolar e, por isso, decidimos apoiar este projeto que ajuda a expandir a imaginação e o conhecimento de estudantes em áreas próximas ao Terminal de Aratu”, afirma Fernanda Nogueira Guedes, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Ultracargo.

“O grande objetivo do nosso projeto é dar acesso ao livro e à leitura em comunidades no interior do Brasil. O desafio, no entanto, vai além de implantar bibliotecas. Precisamos democratizar a leitura e o ato de ler”, realça Katia Rocha, CEO e fundadora da Rede Educare.

A iniciativa do projeto Leitura no Campo vai ao encontro da Lei nº 12.244 de 24 de maio de 2010, que estabelece a obrigatoriedade de haver biblioteca nas instituições de ensino do país. O programa também auxilia no processo educacional, na redução do analfabetismo e na formação de um público consumidor de cultura. Foto: Divulgação

SERVIÇO

Leitura no Campo – Candeias (BA)

Escola Municipal Analice Batista Xavier – Endereço: Estrada do Cedro, s/n, Centro Caruaçu – Região da Mangabeira

Inauguração: 29/08 (terça-feira)

Horário: 10 horas

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados