Prefeitura e Cruz Vermelha assinam termo de cooperação para acesso mais seguro aos serviços públicos

A Prefeitura de Salvador firmou, nesta segunda-feira (28), um termo de cooperação técnica com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para a implementação do Programa Acesso mais Seguro para Serviços Públicos Essenciais (AMS). A assinatura ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), no Comércio.

Participaram do ato a vice-prefeita de Salvador e titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos; o titular da Sempre, Júnior Magalhães; a subsecretária da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), Rafaela Pondé; o chefe de Operações da Delegação Regional do CICV para o Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, Daniel Muñoz-Rojas; e a coordenadora do Programa AMS do CICV, Karen Cerqueira.

“Com esta assinatura, teremos acesso à toda a metodologia e às ferramentas que irão nos permitir implementar nas nossas unidades descentralizadas esse sistema, em que o servidor pode entender se aquele local naquele momento está em risco. Esse aqui é só o primeiro passo – agora a gente vai criar as definições de cada localidade, fazer as capacitações e ter nossos multiplicadores”, afirmou Ana Paula.

Júnior Magalhães ressaltou que embora a responsabilidade em relação à segurança pública seja do governo estadual, o executivo municipal tem unido forças para amenizar os problemas relacionados à insegurança. “Mitigar as consequências humanitárias da violência sobre nossos profissionais é prioridade da gestão municipal. Por isso, estamos unindo forças para a implementação do Programa Acesso Mais Seguro, prevendo o desenvolvimento do município em análise de contexto, gestão de risco, gestão de crise, comportamentos mais seguros e gestão de estresse. Portanto, não mediremos esforços para ver esse projeto o quanto antes em prática”, frisou.

Durante o ato solene da assinatura, Rafaela Pondé falou um pouco sobre a problemática da violência e da importância de mitigar as consequências, atuando com gestão e planejamento. “Eu estou na Semge há apenas duas semanas, mas entendo bem dessa dinâmica e da problemática da violência urbana. Fui da Educação (Smed) durante seis anos como subsecretária e já passamos por muitos problemas de fechamento de escola devido à violência. Já atendemos muitos servidores com receio de trabalhar, além das famílias e das crianças, então com certeza é um tema extremamente caro para a Prefeitura”.

Segundo Muñoz-Rojas, acordos como este mostram a pertinência e atualidade do AMS para responder ao impacto da violência armada e a importância das parcerias para aumentar o alcance do programa. “Para o Município, essa assinatura representa uma realidade que irá se transformar em pouco tempo em um impacto muito importante para os trabalhadores que estão prestando serviços essenciais para as comunidades. Para o CICV representa a parceria mais recente com um Município que está demonstrando um interesse muito transversal em aplicar o programa”, destacou.

Karen Cerqueira agradeceu a todos os presentes e a todos os gestores envolvidos pela dedicação para a implementação da estratégia. “Graças ao esforço, ao trabalho de cada pessoa envolvida e à dedicação a trabalhar de forma sistêmica, com governança e focos em resultados, que hoje nós estamos aqui assinando essa parceria. Nós do CICV acreditamos que a ação será muito proveitosa para Salvador e mais uma boa prática entre as tantas já realizadas aqui na cidade”.

Programa – O Acesso Mais Seguro envolverá as Secretarias da Educação (Smed), Saúde (SMS), Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). Presente em sete municípios brasileiros, o programa busca mitigar os efeitos da violência sobre serviços como saúde, educação e assistência social, tornando-os mais resilientes para operar mesmo em situação de violência armada.

Para isso, trabalha no fortalecimento das capacidades das instituições públicas em matéria de análise de contexto relacionada à violência armada; gestão de riscos; gestão de crise e gestão de estresse. As ações visam promover mudanças no comportamento dos profissionais e gestores para fortalecer sua resiliência frente aos riscos e também reduzir as consequências humanitárias da violência sobre a oferta e o acesso aos serviços.

Treinamento – Entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, o CICV realizará o treinamento dos profissionais das respectivas secretarias que irão promover a replicação do Programa AMS em cada instituição. Devem participar cerca de 80 profissionais que atuam em serviços situados nas áreas mais afetadas pela violência.

“Os treinamentos realizados buscam preparar os profissionais para a adoção de medidas preventivas que limitem as consequências das situações de crise que ocorrem nos territórios. Nestes treinamentos buscamos transferir ferramentas simples que possam ser facilmente utilizadas e replicadas pelos profissionais”, afirma Karen Cerqueira. Foto: Arquivo / Repórter Hoje

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados