Governo do Estado entrega reforma e ampliação do setor de quimioterapia do Cican

Há quase 50 anos prestando serviços à população baiana, o Centro Estadual de Oncologia da Bahia (Cican) iniciou uma nova etapa nesta sexta-feira (25). Na ocasião, o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, e a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, inauguraram a reforma e ampliação do setor de quimioterapia da unidade, intervenção que vai garantir mais conforto e resolutividade para os pacientes atendidos no local.

Ao todo, foram investidos mais de R$ 743 mil entre obra física e equipamentos, garantindo à unidade mais uma sala com 04 leitos de observação totalmente equipada e área com 12 poltronas para administração dos quimioterápicos, além de farmácia satélite e um novo posto de enfermagem.

A secretária da Saúde da Bahia destacou a importância dos serviços prestados pelo Cican e os esforços do Governo da Bahia para qualificar a assistência oncológica.

“No Cican, tratamos os cânceres mais prevalentes, além da oncohematologia. Com mais essa entrega, seguimos qualificando a assistência oferecida e humanizando o atendimento dos milhares de pacientes atendidos aqui mensalmente. Seguimos cuidando das nossas pessoas”, comemorou Santana.

Diretora da unidade, Ana Cátia Mendonça explicou que, no local, são disponibilizadas diversas especialidades, totalizando cerca de 25 mil atendimentos por mês.

“O Cican funciona como unidade de alta complexidade e oncologia e é interligado ao Hospital Geral Roberto Santos. Atendemos as principais patologias como ginecologia, urologia, mastologia, dermatologia, além de cuidados paliativos, clínica da dor e a oncologia propriamente dita”, pontuou.

A unidade também dispõe de Centro Cirúrgico e parque de bioimagem com mamógrafos, aparelhos de ultrassonografia, Raio-x e tomografia computadorizada.

Espaço

O Centro Integrado de Controle do Câncer foi inaugurado no dia 12 de junho de 1974, tendo como finalidade o atendimento à mulher nas áreas de planejamento familiar, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), prevenção e detecção do câncer.

A partir da Lei Estadual 6.074/91, passou a ser chamado Centro Estadual de Oncologia (Cican), com o objetivo de ampliar a assistência para o tratamento de todos os tipos de cânceres da população do Estado da Bahia. Foto: Leandro de Souza/Sesab

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados