Codesal convoca novos voluntários em dia celebrativo

Nesta segunda-feira (28), Dia Nacional do Voluntariado, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) convoca a todos para participar da formação do Programa de Voluntariado do órgão, que integra o projeto Mobiliza Defesa Civil. A próxima capacitação do programa será na sexta-feira (1º de setembro), das 8h às 13h, na sede do órgão, na Avenida Mário Leal Ferreira, 80, no Engenho Velho da Federação.

As inscrições podem ser feitas através do site do órgão, no endereço www.codesal.salvador.ba.gov.br. Para convocar novos interessados, equipes do órgão divulgarão o programa nas redes sociais e instituições de ensino.

A capacitação abordará os temas Defesa Civil Institucional, com informações sobre o funcionamento e importância da Defesa Civil para as comunidades; Primeiros Socorros, com uma apresentação sobre atendimento pré-hospitalar para que as pessoas saibam como agir em uma situação de desastre; Mudanças Climáticas, em que um dos meteorologistas do órgão falará sobre o momento atual de urgência climática e Percepção de Risco, com informações sobre pontos de risco dentro da comunidade e quando acionar a Codesal. Quem participa da capacitação realiza ainda uma visita ao órgão para conhecer o funcionamento da estrutura interna.

Segundo Fabiana Santana, subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, o órgão conta atualmente com o apoio de mil voluntários e a intenção é que mais pessoas sejam capacitadas para que possam atuar como multiplicadores das ações de Defesa Civil dentro das comunidades, na escola ou no ambiente de trabalho. “O mais importante é que eles sejam multiplicadores das ações no cotidiano, levando conhecimentos sobre como acionar a Defesa Civil, em quais casos acionar e quais os serviços disponibilizados tanto pela Codesal como pelos outros órgãos municipais para que as pessoas saibam de fato que existe esse órgão para cuidar da prevenção e proteção da população”, afirma.

Os voluntários fazem a diferença e dão um exemplo de cidadania e de ajuda ao próximo. “Quando a gente forma multiplicadores dessas ações da Defesa Civil, a gente tem certeza que mais e mais pessoas passam a conhecer melhor o trabalho de prevenção e estão aptos a olhar com um pouco mais de cuidado para as situações de risco do dia a dia. Acreditamos que as pessoas passam a adotar uma atitude mais preventiva para a redução desses efeitos”, acrescenta Fabiana.

Atuação – Os participantes recebem um certificado e a carga horária pode ser utilizada como atividade complementar exigida em cursos de graduação. Além de atuarem como multiplicadores, os voluntários ajudam em algumas atividades da Codesal, a exemplo da colaboração nos simulados de evacuação para organização das rotas de fuga.

Além disso, eles têm contato direto com um setor específico do órgão e participam de uma lista de transmissão do WhatsApp, por meio da qual recebem convites, informações sobre campanhas e atividades. Os voluntários também informam quando há demanda ativa, para que seja feito o devido encaminhamento ou deslocamento de equipes do órgão para a solução do problema.

Ampliação – Desde 2015, a Prefeitura instituiu o Programa de Voluntariado da Defesa Civil de Salvador, por meio do Decreto 26.459. Desde então, a Codesal passou a formar Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), em que as pessoas são capacitadas como voluntárias, com foco em moradores de áreas de risco da capital. No ano passado, o órgão ampliou a formação, por meio do projeto Mobiliza Defesa Civil, abrangendo a formação para qualquer cidadão interessado e recrutando pessoas em comunidades, instituições de ensino, igrejas, associações e demais organizações da sociedade civil.

A principal missão da Codesal é reduzir os riscos de desastres, para isso o órgão monitora encostas e áreas alagáveis da cidade, mantém um Sistema de Alerta e Alarme em áreas de risco e desenvolve ações nas comunidades, visando informar, conscientizar, instruir e mobilizar a população da cidade em geral, mas especialmente aquela residente nas áreas de risco. Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados