SSP lança Operação Florestal Bahia 2023 e inaugura Base para abrigar especialistas em combate às chamas

No dia do lançamento da Operação Florestal, que dá início às ações especializadas de prevenção e combate às chamas em todo o estado, o Corpo de Bombeiros também inaugurou na manhã desta quarta-feira (23), a Base Florestal do Oeste.

O espaço abrigará profissionais enviados à região para o combate aos incêndios comuns nessa época do ano, devido ao período seco.

“A Operação Florestal entrou para o calendário da Segurança Pública. O Oeste é uma das regiões mais castigadas com o período seco, aumentando a incidência de incêndios na vegetação, ameaçando o bioma local, além de gerar diversos outros riscos à população”, explicou o secretário da SSP, Marcelo Werner.

Acrescentou também que outras três Bases funcionarão nas cidades de Lençóis, Juazeiro e Vitória da Conquista.

BASE FLORESTAL

O local oferece estrutura completa aos bombeiros militares que vão fortalecer o combate aos incêndios que atingem o Oeste da Bahia, reforçando o gerenciamento das ocorrências de queimadas na região.

Além do secretário Marcelo Werner, o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Adson Marchesini, recepcionaram os especialistas enviados de várias unidades do estado para reforçar as ações na região.

A Base Florestal Oeste funciona no 17° BBM e conta com áreas de convivência, alojamentos, lavanderia e roupário. Na unidade foram investidos R$ 284 mil, provenientes do Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (Funebom).

A unidade garante mais qualidade e conforto para os servidores de diversas unidades do CBM empregadas na operação.

A operação

Cidades do Oeste, da Chapada Diamantina, do Norte e do Sudoeste que sofrem com as queimadas – típicas desta época do ano por conta da baixa umidade e dos longos períodos de estiagem – e com os efeitos do ‘El Niño’, fenômeno climático que, em 2023, tem a possibilidade de ultrapassar recordes de temperatura, receberão apoio de 230 bombeiros. O grupo atuará por tempo indeterminado, a depender da demanda.

A ação tem como principal objetivo combater os incêndios e prevenir sinistros em áreas de vegetação típicas da região, garantindo não só a preservação da natureza, mas a segurança da população. Estratégias foram montadas com o intuito de contribuir para a redução das ocorrências, com o efetivo especializado.

Materiais como sopradores, mochilas costais, abafadores, motosserras e equipamentos de proteção individual (EPIs), também adquiridos para a operação através do Funebom, serão utilizados pelos bombeiros. Aeronaves da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) ajudarão no trabalho de combate ao fogo.

Conforme o comandante do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM/Barreiras), tenente-coronel Leonardo Araújo Cedraz, informações sobre o alastramento do fogo devem ser repassadas para o CBM com urgência.

“Além do número 193, que leva as informações diretamente para o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) para as equipes da região, a população poderá entrar em contato com o número da Base Florestal. Ele ficará à disposição para atender às demandas referentes as queimadas”, detalhou, lembrando do contato (75) 9 9832-8747. Foto: Kelly Hosana / Ascom SSPBA

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados