Maratona Salvador: educadores físicos compartilham dicas para quem se prepara para a corrida

A Maratona Salvador 2023 promete movimentar a cidade no dia 24 de setembro. Nesta data, um domingo, a cidade ganhará vida com corredores determinados a enfrentar os desafios das distâncias desde 5 km até a grandiosa prova de 42 km. Para garantir o sucesso na linha de chegada, educadores físicos experientes compartilham as suas orientações vitais.

Saulo Mattos, educador físico e sócio-diretor da Flash Assessoria Esportiva, destacou a importância de um preparo abrangente. “É uma prova diversificada, onde teremos várias instâncias”, observou Mattos. Segundo ele, para aqueles que estão iniciando, é necessário de um treinamento de corrida específico para cada distância.

No entanto, o treinamento não se limita a corridas; a inclusão de reforço muscular é crucial. Saulo recomendou “academia, pilates ou treinamento funcional” como formas de fornecer suporte aos músculos para enfrentar o desafio. O educador também salientou o erro comum de subestimar a importância da nutrição e da técnica.

“Um erro grotesco que acontece muito é a pessoa colocar o tênis e sair correndo. Não é assim que funciona”, alertou o especialista. “O foco principal é procurar um acompanhamento em cada esfera, se preparar na questão nutricional, na questão técnica e na questão do fortalecimento. Importante esse combo de preparação para que a pessoa esteja apta”, acrescentou.

Renato Maia, professor de educação física, compartilhou percepções sobre a prova principal de 42 km. Ele aconselhou que corredores iniciantes comecem com distâncias menores se estiverem sedentários. A orientação de um profissional especializado em corrida é fundamental para uma progressão segura.

Para a prova principal, Maia alertou sobre uma característica única da prova em Salvador: o calor e a umidade. “É uma prova que tem um desgaste muito grande, e, para isso, a pessoa já deve ter passado por todas as distâncias prévias. Na minha opinião, ter pelo menos feito cinco meias maratonas. Isso é muito relativo, mas é necessário uma base”, pontuou Ricardo Maia.

A competição, fruto da colaboração entre a Prefeitura de Salvador e a Federação Baiana de Atletismo (FBA), chega à sua quinta edição este ano. No dia 24 de setembro, a largada ocorrerá no Parque dos Ventos, na Boca do Rio. Atletas de todas as partes do país são esperamos nessa celebração esportiva.

As inscrições estão abertas até 15 de setembro ou enquanto houver vagas, através do site www.maratonasalvador.com. Fotos: Lucas Moura / Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados