Após pedido de socorro ao STF, Bernadete Pacífico, liderança quilombola, é assassinada em Simões Filho

A líder quilombola baiana e coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), Bernadete Pacífico, de 72 anos, foi assassinada a tiros dentro da associação do Quilombo Pitanga dos Palmares, na noite desta quinta-feira (17) em Simões Filho.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia, dois homens, usando capacetes, entraram no imóvel onde Mãe Bernadete estava e efetuaram disparos com arma de fogo.

Conforme relatos do filho de Bernadete, Wellington dos Santos, em entrevista a uma emissora de TV, na manhã desta sexta-feira (18), a mãe foi assassinada com vários tiros no rosto, no sofá da sala.

Temendo pela sua integridade, em julho deste ano, Mãe Bernadete participou, ao lado de outras lideranças quilombolas da Bahia, de um encontro com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, na comunidade Quingoma, em Lauro de Freitas, também na Região Metropolitana de Salvador. Na ocasião, ela denunciou ameaças e violências contra a comunidade quilombola

Em publicação nas redes sociais, o governador Jerônimo Rodrigues lamentou a morte de Mãe Bernadete e determinou rápida apuração do caso. “Recebi com pesar e indignação a notícia do falecimento de Mãe Bernadete, uma amiga e grande liderança quilombola da Bahia. Determinei que as Polícias Militar e Civil desloquem-se de imediato ao local e que sejam firmes na investigação”, escreveu o governador.

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, também se manifestou através das redes sociais sobre a morte de Mãe Bernadete e pediu providências imediatas das autoridades para prender os responsáveis. “Conhecida em todo o Brasil pela dedicação às causas dos quilombolas, a yalorixá Bernadete Pacífico foi assassinada dentro de um templo sagrado, o Terreiro Quilombo Pitanga dos Palmares. Espero que as autoridades tomem providências imediatas para prender os responsáveis por este crime cruel. Toda minha solidariedade aos amigos, familiares e à comunidade”, escreveu. Foto: Conaq

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados