Programa Capacita Salvador certifica 47 pessoas no bairro do Candeal

A Prefeitura entregou 47 certificados na cerimônia de conclusão das aulas de capacitação do Programa Capacita Salvador, no bairro do Candeal, na última sexta-feira (11). Os alunos e, majoritariamente, alunas se formaram nos cursos de Hospitalidade, Camareira e Recepcionista. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), através do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo em Salvador (Prodetur).

Para a execução da atividade no Candeal, foi realizada uma articulação com a Associação de Moradores 9 de Outubro e a Prefeitura-Bairro Centro/Brotas, com a ajuda de lideranças locais da comunidade. A execução foi da GKS Negócios Sustentáveis. A solenidade contou com a participação de representantes das instituições e também com as presenças do subprefeito, Alan Muniz, do subsecretário da Secult, Walter Júnior, e da vice-prefeita da cidade, Ana Paula Matos.

Na ocasião, a vice-prefeita desejou sucesso para os novos habilitados em suas funções. “Eu rogo a Deus que suas famílias sejam abençoadas, que vocês tenham prosperidade, que vocês tenham saúde, força de trabalho, espírito de equipe, e que vocês saiam pessoas ainda melhores, que sabem do seu valor, o que têm que fazer e que caminho construir”, expressou Ana Paula.

Já o subsecretário Walter Júnior, também durante a cerimônia, reforçou a importância deste trabalho para a inserção dos cidadãos no mercado de trabalho, impulsionamento do turismo e geração de emprego e renda para a cidade. “Entendemos que Salvador é uma capital muito importante na área do turismo, e uma das estratégias para atender bem ao turista é criar essa possibilidade através da capacitação em hospitalidade. O soteropolitano já tem uma forma própria de acolher o visitante, mas, ao desenvolver profissionalmente os cidadãos, melhoramos o serviço turístico, fazendo com que mais turistas venham para a cidade e, assim, gerar renda”, pontuou.

Experiência e expectativas – Na plateia, a sensação de conquista e realização foi unânime. Formanda do curso de Hospitalidade, Lenilda Costa Fonseca, de 48 anos, declarou que o momento foi muito edificante. “Eu já estou colocando algumas técnicas que aprendi em prática, conheci pessoas e pude adquirir algumas experiências. Consegui conciliar a vida de dona de casa, de microempreendora e de aluna, voltando à sala de aula depois de muitos anos. Sou muito grata a Deus e toda a equipe que se dedicou para que fizesse com que esse curso acontecesse aqui na comunidade.”, disse.

Já Cristiane Pereira de Jesus, de 57 anos, também moradora da comunidade, pôde se capacitar em dois cursos diferentes, em Recepção e Hospitalidade. “Foi uma experiência muito boa. Tive dois professores maravilhosos. O aproveitamento do curso foi muito benéfico para mim e me sinto pronta para entrar no mercado de trabalho. Minha expectativa agora é me especializar em inglês, para ficar ainda mais preparada”, celebrou.

Balanço – Através de uma parceria com as Prefeituras-Bairro, o projeto já atendeu 23 localidades, com quase 150 cursos ministrados e cerca de 3 mil pessoas capacitadas em várias ocupações. Dentre as áreas oferecidas estão atendimento ao cliente, garçons, camareiras, mensageiros, recepcionistas e trabalho em equipe, entre outras.

Para o diretor da Prodetur, Iuri Mattos, um dos objetivos do programa é o desenvolvimento da população local em uma área econômica estratégica para a cidade, que é o turismo. “Sendo assim, o Capacita Salvador foi desenvolvido para fornecer mão de obra adequada para o trade turístico e, dessa forma, aumentar a renda da população soteropolitana. É muito importante fazermos a política pública chegar à ponta, então, tirar essas ideias do papel e levar para os bairros foi essencial”, esclareceu.

“Muitas dessas pessoas tinham deixado de frequentar a escola e voltaram a uma sala de aula. O curso passa também por competências socioemocionais que buscam resgatar a importância da cidadania, do trabalho, de estar presente na vida cidadã. As pessoas declaram que foi muito bom voltar a estudar, que estão com novas motivações para a vida. No sentido do turismo, pessoas mais qualificadas oferecem melhores serviços, e melhores serviços atraem mais turistas para a cidade”, afirmou o coordenador do Capacita Salvador, Wagner Fernandes. Foto: Ascom/Secult PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados