Prefeitura entrega contenção de encosta e dá ordem de serviço para geomantas em Pau da Lima

A Prefeitura de Salvador entregou neste sábado (12) mais uma contenção de encosta, desta vez na avenida Avani Ferreira, no bairro de Pau da Lima, e deu a ordem de serviço para a instalação de duas geomantas na 2ª Travessa de Agosto, por meio da Defesa Civil (Codesal). O ato contou com a presença da vice-prefeita Ana Paula Matos, do diretor geral da Codesal, Sosthenes Macedo, do subprefeito de Pau da Lima, Edmar Fernandes, além de vereadores e lideranças da região. As geomantas irão beneficiar mais de 30 famílias do bairro. As obras da contenção foram realizadas pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), executada pela Sucop.

A área contou ainda com uma série de investimentos da Prefeitura de Salvador, como escadaria e pavimentação asfáltica. “Preservar a vida é prioridade em nossa gestão, que investe em técnicas de segurança nas áreas de risco da cidade. Tanto a contenção da encosta, quanto as duas geomantas vão beneficiar a todo o bairro e fortalecer nossas ações de proteção àqueles que mais precisam”, afirmou a vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos.

O diretor da Codesal informou que existem 160 áreas de risco em Salvador. “A nossa equipe da Codesal avaliou a área e identificou que havia potencial risco de deslizamento. De imediato, o prefeito Bruno Reis autorizou que fosse feita a implantação da geomanta e hoje a nossa vice-prefeita Ana Paula deu a ordem de serviço para iniciarmos a aplicação. A Codesal já mapeou 160 áreas de risco e aplicou 261 geomantas”, explicou.

Morador do bairro, Domingos Cerqueira, 73 anos, expressou a felicidade com a intervenção. “É a maior felicidade do mundo ver essa obra. Me sinto muito mais seguro e protegido para ir em minha casa. Antes dessa obra, quando chovia a gente ficava de portas abertas esperando a hora de correr. Mas agora a realidade é outra com a encosta e vai melhorar ainda mais com as geomantas”, contou o aposentado.

A aplicação de geomantas já trouxe segurança para milhares de famílias. A tecnologia é de cobertura provisória para impermeabilização das encostas formadas por um composto de PVC e geotêxtil com cobertura de cimento jateado de rápida instalação e baixo custo. Foto: Adam Vidal / Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados