Comissão de Finanças da ALBA vai realizar audiência pública para discutir o Planserv

A Comissão de Finanças, Orçamento e Controle da Assembleia Legislativa aprovou, nessa terça-feira (8), a realização de uma audiência pública para discutir os problemas no atendimento do Planserv. A intenção dos parlamentares é convocar os responsáveis pelo plano de saúde dos servidores estaduais e pela empresa Maida Haptech Soluções Inteligentes Ltda, que pertence ao grupo Hapvida, e ganhou a licitação para gerir o Planserv. O evento será realizado em conjunto com a Comissão de Saúde e Saneamento.

Autor do pedido para realização da audiência pública, o deputado Robinho (UB) afirmou que tem recebido muitas cobranças dos servidores estaduais sobre o plano de saúde. “Por isso decidimos aqui convocar a diretoria do Planserv para explicar o que tem causado essa precariedade no atendimento”, afirmou Robinho, acrescentando: “Precisamos mostrar à população que o ex-governador Rui Costa diminuiu em quase 50% os repasses para o plano de saúde. Eu acho que aí está a explicação. Sem dinheiro não se cuida da saúde de ninguém”.

O deputado Zé Raimundo Fontes (PT) explicou que a Comissão de Finanças, Orçamento e Controle tem como responsabilidade central acompanhar toda a dinâmica financeira e contábil do Estado, incluindo o Planserv. “Desta forma, nós precisamos identificar como está a saúde financeira do Planserv, que recebe um aporte robusto do Estado. Saber como é que está a capacidade de atendimento dos usuários e principalmente desenharmos um caminho de soluções para os problemas e para garantir uma estabilidade e uma boa qualidade do serviço do Planserv”, afirmou.

De acordo com o petista, é importante colocar os problemas do Planserv dentro de uma perspectiva de como buscar mais financiamento para saúde pública como um todo. “No caso do Planserv, a defasagem entre arrecadação e os custos da saúde tem levado, ao longo dos anos, a ajustamentos. A gente vai procurar fazer esse debate com a maior transparência aqui na Casa, envolvendo também como foi o escopo aprovado aqui, não só a Comissão de Finanças, mas também a comissão de Saúde”, acrescentou ele. Foto: PauloMocofaya/AgênciaALBA

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados