Vacinação antirrábica em Salvador protege quase 30 mil animais na primeira semana

Na primeira semana de mobilização, a Campanha de Vacinação Antirrábica já protegeu quase 30 mil animais em Salvador. A estratégia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) intensifica o acesso à vacina contra a raiva em 100 postos de saúde, pontos itinerantes espalhados pelos bairros da capital baiana e drive-thru exclusivo nos fins de semana.

Devem ser imunizados a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. A meta da campanha é vacinar 249 mil cães e gatos na cidade. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.

“A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com quase 100% de letalidade. Por isso é importante que a população procure os postos. Nos últimos anos, Salvador registrou casos confirmados de raiva em morcegos, com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato”, explica Danielle Dantas, chefe do Setor de Raiva e Veterinária do Centro de Controle Zoonoses (CCZ).

A imunização nas salas de vacina dos postos acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h; bem como os pontos itinerantes. A lista completa dos locais está disponível no site www.saude.salvador.ba.gov.br.

No próximo sábado (12) e domingo (13), o drive-thru estará disponível na UNIFTC, na Paralela, das 9h às 16h. Já nos shoppings Salvador Norte e Barra, haverá ponto fixo das 9h às 16h.

Orientações para drive – No drive-thru, os tutores devem levar seus animais dentro do carro, com coleira e guia, ou em caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes. O ideal é que, além do condutor do veículo, tenha uma pessoa para conter o animal durante a vacinação

Os animais não devem ser vacinados pela janela, tendo a porta do carona ou traseira aberta para a realização da imunização. A vacinação de cães de grande porte deve ser realizada fora do veículo para a segurança do vacinador e do tutor. Nesses animais é aconselhável o uso de focinheira. Foto: Igor Santos/Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados