Plano de negócio de trufas e bijus desenvolvidos por alunos de Salvador é premiado

Alunos de escolas públicas concorreram com mais de 50 projetos de toda a cidade

Cinco alunos da rede municipal de Salvador foram premiados pelo Programa de Inovação e Empreendedorismo – PIE, no final do mês de julho, fruto de uma ação patrocinada pelo Nubank, uma das maiores plataformas de serviços financeiros do mundo. Durante as atividades, estudantes do Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca – IMEJA e da Escola Municipal Comunitária da Histarte, desenvolveram planos de negócios seguindo o passo a passo com todas as ações necessárias para começar a produção e a venda de trufas e bijuterias. Eles concorreram com 53 projetos de diversas escolas.

No IMEJA, que fica em Boca do Rio, os alunos Ana Caroline Cerqueira Santana, David Santos Alves Soares, Caíque Silva Santos e Denzell Alexandry Santos de Oliveira criaram o projeto Encanto das Trufas. Para tanto, eles aprenderam na prática a fazer orçamentos, calcular o custo de produção, entender as diferenças entre faturamento e lucro, criaram logotipo, folders digitais, assim como também preparam e fizeram apresentações presenciais e em vídeo defendendo a ideia de seus respectivos negócios.

“Parcerias como esta são importantes, pois movimentam a escola e a colocam como um organismo vivo que se projeta na formação de indivíduos capazes de interagir com o seu meio e de modificar sua realidade e a de seus pares. O projeto também contribuiu para incentivar a capacidade criativa desses jovens, estimulando sua autonomia e preparando-os para viver nessa sociedade tão dinâmica. Fora isso, a possibilidade de ser premiado, reconhecido, fortalece o que sempre dizemos aos nossos alunos: vocês podem, vocês conseguem”, completa Leandro Silva Santos, Diretor do IMEJA.

Na E.M Comunitária da Histarte, no bairro de Brotas, a aluna Maria Fernanda Almeida Ramos dos Santos desenvolveu o projeto VLF Bijus, com o objetivo de criar pulseiras, colares e outros acessórios usando miçangas.

O Programa de Inovação e Empreendedorismo | PIE

Desenvolvido no primeiro semestre de 2023 pela NTICS Projetos, uma empresa do Grupo Nest, o PIE é uma iniciativa que tem acontecido em escolas de diversas regiões do país, sempre com o objetivo de estimular a inovação, a criatividade, a resolução de problemas e a aproximação dos jovens ao mercado de trabalho. “Além de promover oficinas para cerca de 2 mil alunos e de 100 professores de Salvador, nós realizamos atividades práticas que incentivam os estudantes a colocar suas ideias no papel, permitindo que eles entendam como se dá a estruturação de um negócio desde o início. Isso também possibilita que eles apliquem este mesmo método de planejamento e de resolução de problemas em outras situações do cotidiano em suas comunidades”, revela Igor Furniel, CEO do Grupo Nest.
Dividido em quatro oficinas presenciais entre abril e junho, o projeto foi realizado com alunos do Ensino Fundamental, atingindo cerca de 2 mil alunos nos temas de Criatividade, Inovação e Empreendedorismo. Todo o projeto é estruturado considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, da Organização das Nações Unidas, estabelecidos pelo Pacto Global, no qual empresas e entidades civis de todo o mundo se comprometem com ações de sustentabilidade. Ao final do projeto, os alunos participaram da Feira de Ideias, onde apresentaram suas ideias de negócio a partir do que aprenderam. Os vencedores foram avaliados e premiados com um tablet cada, que servirá tanto para estudo, quanto para uso pessoal. Foto: Divulgação

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados