Salvamar recebe salva-vidas de Barra dos Coqueiros para visita e capacitação

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), recebeu, no último fim de semana, representantes da Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros (SE). A visita técnica, que contou com a presença dos secretários de Defesa Social, Herbert Pereira, e de Turismo, Sissinho Moura, além de salva-vidas do município sergipano, teve como objetivo apresentar as instalações do órgão, para implementação dos serviços em Barra dos Coqueiros.

Na ocasião, foram apresentados dados estatísticos da atuação da Salvamar, além de prática de reanimação e como identificar grau e classificação do afogado, seguindo normas internacionais. Além disso, os agentes sergipanos participaram de aulas práticas de salvamento, resgate e primeiros socorros na piscina do órgão, em Patamares, e na praia de Piatã, além de visitação aos postos da Salvamar no trecho compreendido entre o Jardim de Alah e Ipitanga.

O coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, se mostrou lisonjeado com a visita dos gestores, não só na posição de coordenador, mas como salva-vidas efetivo. “Vemos o avanço do órgão nos últimos anos, sendo referência como centro de formação, a única civil e que forma profissionais nessa área. Esse retorno é importante, é uma sensação de que estamos fazendo um trabalho bem-feito, bem executado, e estamos realmente sendo observados por pessoas de outros estados. Isso dá um gás para que a gente trabalhe mais e mais”.

O secretário de Defesa Social afirmou que, apesar de Barra dos Coqueiros ter 32km de praias, a equipe é enxuta, com pouco mais de dez salva-vidas atuando. “Estamos encorpando o grupamento e viemos conhecer a Salvamar com esse objetivo, para estruturar e institucionalizar os salva-vidas. Buscamos referências em todo o Brasil e o que encontramos aqui em Salvador e é espetacular, uma referência nacional para nós”, declarou Pereira.

“É muito importante esse conhecimento e tem sido uma experiência interessante. Visitamos, além da Salvamar, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Codesal (Defesa Civil de Salvador), e eu tenho certeza que esses três dias de imersão foram excelentes. Levaremos para Barra dos Coqueiros uma bagagem cheia”, contou o secretário Sissinho Moura.

Agente de salvamento há um ano, Ayalla Lisboa foi uma das integrantes da equipe que permaneceu na cidade até o domingo. Ela conta que a corporação é nova, e está em período de estruturação. “É importante observar esses grupamentos mais antigos como a Salvamar, que é uma referência no salvamento civil, para mostrar que a gente pode crescer, se estruturar bem e montar um grupamento que será referência no país como eles, trilhando um caminho próspero”. Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados