Caminhada pelo aleitamento materno vai movimentar a orla no domingo (6)

Atividade terá concentração a partir das 8h, com café da manhã solidário na área verde do Jardim de Alah, e seguirá até o Centro de Convenções de Salvador

“Apoie a amamentação. Faça a diferença para mães e pais que trabalham” é o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM 2023). Esse também será o foco de mais uma caminhada pelo aleitamento materno promovida pela Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), no domingo (6). A concentração com café solidário será às 8h, no gramado do Jardim de Alah, e o grupo seguirá em direção ao Centro de Convenções de Salvador.

Dentro da programação do Agosto Dourado – mês dedicado ao aleitamento materno –, a ação é uma parceria da Sobape com o Comitê de Aleitamento Materno do Salvador (Coamas), Comitê Estadual de Aleitamento Materno da Bahia (Ceam), Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba) e conta com apoio de hospitais que mantêm bancos de leite.

Presidente do Departamento de Aleitamento Materno da Sobape, a pediatra Rosângela Barboza Farias chama a atenção para a importância do apoio das empresas às mulheres que retornam ao trabalho e ainda amamentam. “Esse aleitamento não depende só das mães, depende do apoio das famílias, dos pais e, principalmente, das empresas, que precisam oferecer salas de amamentação e espaços adequados para a ordenha e acondicionamento do leite em geladeiras e freezers”, explica.

Como destaca a pediatra, é preciso incentivar a adesão das empresas ao Programa Empresa Cidadã, com base na Lei nº
11.770/2008, que oferece incentivos fiscais na ampliação da licença-maternidade para 180 dias. A médica lembra que essa licença ampliada é obrigatória para empresas municipais, estaduais e federais.

Saúde do futuro adulto

“O aleitamento promove a saúde imediata para a criança, um poderoso instrumento contra a desnutrição e é fundamental na prevenção de uma série de doenças, incluindo as respiratórias, metabólicas. É uma vacina natural, favorecendo a saúde de futuros adultos”, diz a pediatra, reforçando ainda a importância do vínculo emocional entre mãe e filho, tão importante nessa faixa etária da criança. “Nós, como sociedade, somos responsáveis para que essas mães consigam garantir essa amamentação por 2 anos ou mais”, convida a médica.

A presidente da Sobape, pediatra Ana Paz, diz que a amamentação é natural, mas sofre “influências externas, da cultura, da sociedade, da indústria, temporalidade, das propagandas” e, por isso, a mulher que amamenta precisa de cuidado e apoio. “Do contrário, é muito difícil atingir o padrão ouro de alimentação infantil, que é o aleitamento materno, por livre demanda desde o nascimento até os seis meses e sustentado até 2 anos, com alimentação complementar. No primeiro ano de vida da criança, a principal fonte de alimento e energia é, indubitavelmente, o leite materno”, frisa.

A Sobape, como destaca a presidente Ana Paz, apoia, luta e promove o aleitamento materno, além de acompanhar a promoção inadequada de fórmulas infantis, no sentido de proteger o direito de a criança ser amamentada, juntamente com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

“É uma questão que defendemos o ano inteiro, orientando pais e mães nas maternidades e nos consultórios e que agora ganha as ruas durante o Agosto Dourado”, pontua a vice-presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez.

Programação

Na edição 2023 do Agosto Dourado, a Sobape estará presente em outras atividades em Salvador:

04/08 – 15h30 – Abertura da SMAM 2023 e do Agosto Dourado

Local: Auditório da Maternidade Tsylla Balbino (Baixa de Quintas)

06/08 – 8h – Caminhada da Amamentação

Local: Jardim de Alah ao Centro de Convenções de Salvador

19/08 – 9h30 às 16h – Panfletagem pelo aleitamento materno

Local: Estação da Lapa

25/08 – 14h – Abertura do VII Seminário Estadual do Aleitamento Materno

Local: Sesab – Auditório Lúcia Alencar (CAB)
Foto: Paulo Macedo

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados