Quase 70% dos soteropolitanos apontam a proximidade do metrô como um fator positivo na decisão de compra de um imóvel

Resultado da pesquisa segue a tendência nacional, que apresenta os imóveis próximos ao metrô como os mais valorizados

Em Salvador, uma pesquisa realizada pela Datastore revelou que 67% das pessoas levam em consideração a proximidade do metrô como um fator que influencia positivamente na decisão de compra de um imóvel.

Este resultado reflete uma tendência que já se evidencia nas capitais brasileiras. No ano passado, uma pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostrou que a valorização de imóveis próximos a estações de metrô em São Paulo pode chegar a 66%. De acordo com a plataforma Quinto Andar, cerca de 10% das pessoas que utilizam algum filtro na busca por imóveis procuram por “imóveis próximos ao metrô”. Outras cidades com estrutura de transporte consolidada, a exemplo de Nova York e Londres, apontam o mesmo caminho, com imóveis mais caros em regiões próximas a metrô, trem e ciclovias.

Álvaro Cressenti, 28 anos, mora a oito minutos da estação de metrô do Imbuí e utiliza o metrô quase todos os dias. “Tenho carro, costumo deixar em casa e ir de metrô porque demoro cerca de 10, 15 minutos para chegar ao Caminho das Árvores. Eu morava em Lauro de Freitas, pegava um trânsito pesado até chegar no trabalho. Ganhei 1h30 do meu dia, apenas economizando tempo no trânsito”, conclui.

Entre os bairros de Salvador, a região da Paralela é uma das que vem passando por maiores intervenções de acessibilidade. Da estação do Imbuí, por exemplo, um morador que queira ir para Lauro de Freitas de metrô levará cerca de 15 minutos para chegar até a estação do Aeroporto. De carro, ele faria, neste mesmo percurso, 30 minutos, o dobro do tempo. Atualmente, cerca de 500 mil pessoas utilizam por dia esse meio de transporte nas duas linhas, segundo o Grupo CCR. Além do metrô, a região conta com a maior ciclovia da cidade, com 12 km de extensão.

A Alia Empreendimentos acabou de lançar nesta região o Biosphere Essence, empreendimento pensado para proporcionar um estilo de vida de praticidade, bem-estar e facilidades para quem for morar. “O empreendimento fica a três minutos do metrô, e isso é um grande diferencial.Além disso, pensamos em um bicicletário e vaga para veículos de aplicativo. A mobilidade tem impacto direto na qualidade de vida dos moradores, se reflete não apenas na vida do indivíduo, mas de toda a sociedade, seja pela redução de veículos nas ruas, menos estresse, menos poluição do ar, entre tantos fatores que levam ao bem-estar”, diz Zenilton Mira, sócio da Alia.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados