Show de Tom Zé em comemoração aos 59 anos do Teatro Vila Velha marca início da parceria com a Prefeitura de Salvador

O Teatro Vila Velha (TVV) comemora 59 anos nesta segunda-feira (31). Em celebração à data, a Prefeitura de Salvador e o espaço apresentam o show do artista baiano Tom Zé, no dia 31, a partir das 19h. O espetáculo marca o início da parceria firmada pela Prefeitura de Salvador com o TVV, que irá realizar uma revitalização da estrutura do Teatro e do Passeio Público, espaços de extrema importância cultural e artística para a Bahia e o Brasil. Os ingressos para o show são gratuitos e estarão disponíveis no Sympla a partir das 12h deste sábado. Parte dos ingressos serão reservados para as comunidades da Gamboa e do Alagados, parceiras do Teatro, e para participantes do programa “Amigos do Vila”.

O show de Tom Zé, natural de Irará, vai ser um elo entre passado e futuro. O cantor foi um dos artistas que participaram do show de inauguração do TVV em 1964, “Nós, por exemplo”, ao lado de Maria Bethânia, Gilberto Gil, Gal Costa e Caetano Veloso, nomes baianos essenciais para o movimento tropicalista. O espetáculo representa a história de arte, reinvenção, resistência e liberdade do Teatro, fundado em plena ditadura militar. O show será o marco inicial das comemorações e projetos que serão viabilizados ao longo do ano até o marco de seis décadas do Teatro em 2024, a exemplo do filme e peça teatral “Auto Retrato aos 60”.

O secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, destaca a importância de ter Tom Zé, um dos artistas inaugurais do Teatro, no marco inicial da parceria com a Prefeitura. “O Teatro Vila Velha é o berço de grandes artistas baianos, tendo, ao longo de quase 6 décadas, expandido a cultura única da Bahia. A vastidão e profundidade da obra de Tom Zé, com sua sonoridade singular e experimental, farão deste show mais um marco histórico para o Teatro”, afirmou.

No show, Tom Zé irá performar a música Dom Quixote, criada especialmente para a reinauguração do Teatro Vila Velha que aconteceu em 1998. Para o diretor do Teatro Vila Velha, Marcio Meirelles, Tom Zé é um dos maiores reinventores do Brasil. “Ter Tom, aqui, depois de 59 anos da estreia do Teatro com o espetáculo ‘Nós, por exemplo’, é muito emocionante. Ele é um dos maiores pensadores e reinventores do Brasil, então é muito importante tê-lo entre nós. Esse show abre um horizonte de encontros possíveis com outros artistas que também começaram aqui”, disse.

A parceria da Prefeitura com o Teatro Vila Velha continua no mês de agosto e setembro, com as tradicionais leituras dramáticas realizadas pelo Teatro, ainda como parte da comemoração aos 59 anos. Textos inéditos de quatro autores e autoras baianas serão lidos por atores e atrizes convidados, acompanhados musicalmente pelo projeto musical Aurata, do multiartista Ramon Gonçalves. Foto: Betto Jr./ Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados