Prefeitura lança programa Prato da Gente em Pau da Lima e entrega novos CRAS e posto do CadÚnico

A Prefeitura de Salvador entregou nesta sexta-feira (28) a requalificação do Restaurante Popular de Pau da Lima, que agora se torna a primeira unidade do Prato da Gente, novo programa social do município. Além de ampliar a oferta de alimentação gratuita no local, o restaurante também passará a oferecer à população cursos profissionalizantes em culinária e cozinha industrial, além de encaminhar os beneficiários para a rede de assistência social, como os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

Também foram inaugurados um posto de atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) em Pau da Lima, em local anexo ao Restaurante Popular, com capacidade para atender até 600 pessoas por dia, e uma nova sede do CRAS do bairro, com estrutura maior e mais moderna. O prefeito Bruno Reis participou da inauguração dos três equipamentos, localizados na Av. Aliomar Baleeiro, ao lado do secretário de Promoção Social (Sempre), Júnior Magalhães, e outras autoridades do município.

Bruno lembrou que a Prefeitura vai entregar até o final do ano que vem mais oito unidades de Restaurante Popular, ampliando para 10 o número de equipamentos do tipo na cidade. Todos vão fazer parte do programa Prato da Gente. “Com essa filosofia, com essa proposta de permitir a progressão social, de dar condições para que a pessoa tenha autonomia. Todo mundo quer, através do seu trabalho, do seu suor, conquistar o pão de cada dia e realizar os sonhos da sua família. E é isso que nós vamos permitir”, disse.

Atualmente, a Prefeitura tem duas unidades de Restaurante Popular, em Pau da Lima e em São Tomé de Paripe. Com a ampliação para 10, serão pelo menos 4 mil refeições gratuitas por dia. “Entendemos que a refeição é fundamental. Se a pessoa não se alimenta, ela não tem condições de sequer ser atendida em um dos programas sociais. Não tem condições de se qualificar, não tem condições de passar pela intermediação de mão de obra para acessar uma oportunidade de emprego”, disse.

Com a requalificação, o Restaurante Popular de Pau da Lima foi climatizado e ganhou uma concepção de restaurante-escola. A capacidade também foi aumentada: antes, eram servidas 400 refeições gratuitas, e agora, serão 550. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, a partir das 11h. As pessoas atendidas na unidade serão referenciadas para os CRAS. Os cursos profissionalizantes serão oferecidos em parceria com o SENAC e terão especializações em culinária, confecção de doces finos, produção de salgados e outras áreas que fomentem o empreendedorismo.

Júnior Magalhães destacou que o Prato da Gente é uma nova estratégia de combate à pobreza. “O restaurante em Pau da Lima já existia. O que nós estamos lançando é a nova estratégia de atendimento dos Restaurantes Populares. O Prato da Gente não vai apenas fornecer refeições, vai dar dignidade à população. Vai fazer o acompanhamento pelos CRAS e vai oferecer profissionalização. Não dá para a gente encarar o combate à pobreza achando que é apenas doando uma cesta básica, é muito mais do que isso”, disse.

Nesta sexta-feira, o cardápio foi carne cozida, purê de batata, feijão, arroz, salada de alface, banana e suco. Nilton Oliveira, 62 anos, está desempregado. Todos os dias, sai da Ribeira e vai até Pau da Lima para almoçar no Restaurante Popular. Essa rotina começou em 2020, quando o equipamento foi inaugurado. “Essa foi uma grande iniciativa, porque tem muita gente passando fome, sem emprego, como eu. Graças a Deus, posso comer aqui de graça e eu gosto muito da qualidade, está aprovado”, disse.

Carlos José Ramos, 39 anos, é ajudante de pintura e também vai ao Restaurante Popular de Pau da Lima desde a inauguração. “A comida aqui é muito boa, o atendimento também é muito bom e eu acho tudo organizado. A comida é de primeira qualidade e acho que a gente precisa ter mais restaurantes assim na cidade. Tem muita gente passando fome e necessidade, infelizmente, então tem que ter em muitos bairros”, opinou.

CadÚnico – A nova central do Cadastro Único em Pau da Lima conta com 10 estações de atendimento e funcionará das 7h às 17h, com capacidade para receber 600 pessoas por dia. Com isso, Salvador chega a 36 postos fixos disponíveis para novos cadastros ou atualizações de pessoas em vulnerabilidade social nos programas de auxílio. Eles estão disponíveis nas 10 unidades de Prefeitura-Bairro, em 16 unidades dos CRAS, no Subúrbio 360 e em outros postos avançados.

“O CadÚnico gera cidadania para a população em vulnerabilidade. Muitas famílias não têm nem o dinheiro do transporte para irem ao Comércio atualizar o seu cadastro na nossa sede. Por isso, nós temos democratizado o acesso, trazendo para mais perto da população. Não se trata apenas do acesso ao Bolsa Família, mas a todos os benefícios como o BPC, o Vale-Gás, entre outros”, disse Júnior Magalhães.

CRAS – O novo CRAS de Pau da Lima agora conta com uma estrutura maior, capaz de referenciar 5 mil famílias do entorno. Elas receberão atendimento particularizado, acompanhamento sociofamiliar e atividades socioeducativas no contexto comunitário. O prédio conta com cinco salas de atendimento, inclusive uma multiuso, voltada para palestras e atendimento a grupos familiares. Ao todo, Salvador conta com 28 unidades de CRAS, que funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Foto: Betto Jr. / Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados