Bruno Reis inaugura monumento a Maria Felipa em homenagem à heroína da independência

O prefeito Bruno Reis inaugurou nesta quinta-feira (27) o Monumento em homenagem a Maria Felipa, heroína da Independência do Brasil na Bahia. A entrega aconteceu na manhã desta quinta-feira (27), na Praça Cairu, no Comércio, com a presença do secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, do presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, dentre outras autoridades municipais.

A inauguração do monumento acontece no mês em que é comemorada a Independência do Brasil na Bahia e o Julho das Pretas, em mais uma ação de reparação histórica da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). A mulher negra, itaparicana, marisqueira e estrategista de guerra vence mais uma batalha contra o apagamento histórico e passa a ser eternizada como uma das principais heroínas do 2 de Julho.

A responsável pela obra é a artista soteropolitana Nadia Taquary, que destacou a importância da obra para baianos e turistas, e celebrou a homenagem a uma mulher negra. “Pensei nela enquanto Yabá, uma grande mãe no sentido maior, grande guerreira das lutas sociais. Tem a ver com ancestralidade. Monumentos são símbolos do que uma sociedade valoriza, e no Brasil as figuras históricas representadas em sua maioria são de homens, braços e de elite. Monumentalizar personagens como Maria Felipa é fundamental enquanto referência, principalmente numa cidade majoritariamente negra”, declarou Nadia.

Sobre a concepção da obra e a composição dos elementos que compõem o monumento, a artista soteropolitana fez questão de ressaltar que todos os detalhes foram pensados estrategicamente para que fosse à altura do que representa Maria Felipa. “Tentei trazer uma característica de rainha, não só de poder, mas empoderamento e de fazer o que preciso for para a defesa de sua comunidade e do seu povo. Nos detalhes, adornos, brincos, pente, folha de cansanção, tocha e até um peixe foram alguns dos elementos que utilizei para fazer a composição da homenagem”, afirmou.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, Salvador celebra a figura de Maria Felipa, que, enquanto mulher e memória, tornou-se símbolo da resistência do povo negro brasileiro pela emancipação e contra a tirania. “Quando decidimos por fazer o Monumento de Maria Felipa, estamos atendendo a uma demanda histórica da população e de movimentos sociais. É busto, monumento, instituição”, afirmou. Foto: Ivan Luiz / Repórter Hoje

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados