Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá recebe projeto internacional Biblioteca de Los Sueños

Projeto oferece novo espaço de leitura e 1200 títulos aos estudantes e comunidade do terreiro com realização da CEC Brasil e patrocínio da DOW

Neste sábado (29), às 10h, a Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos e a Biblioteca Maria Stella Azevedo Santos, que funcionam no terreiro de candomblé Ilê Axé Opô Afonjá, em São Gonçalo do Retiro, em Salvador, serão contempladas com novo espaço de leitura e acervo de 1200 livros. A novidade é fruto do projeto internacional Biblioteca de Los Sueños, que chega à instituição como uma realização da CEC Brasil e patrocínio da Dow, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução. A unidade da capital baiana é uma das duas instituições brasileiras selecionadas para receber a ação no ano de 2023, sendo a outra em São Paulo.

A iniciativa passa a beneficiar cerca de 260 estudantes, do Ensino Infantil ao Fundamental I e II, que irão contar com um espaço de convivência e leitura na escola, com títulos de autores brasileiros em língua espanhola ou bilíngue, além de livros da literatura local, mundial e sobre sustentabilidade. O acervo agrega obras centradas na temática afro-indígena e dialoga com a preservação da identidade afrodescendente, indo ao encontro da filosofia da instituição, que aborda conhecimentos do candomblé e o respeito à pluralidade étnico-cultural no seu processo de ensino aprendizagem. O novo acervo será dividido entre a escola e a biblioteca.

A Biblioteca Ikojppo Ilê Iwe Axé Opô Afonjá, também chamada de Biblioteca Maria Stella Azevedo Santos, foi fundada em 1996 e mantém, além do ambiente religioso em si, outros espaços de formação, preservação e difusão da memória e identidade afrodescendente no Brasil, dispondo ainda de um acervo de produções de dissertações e teses de filhos do próprio terreiro. O empenho de Mãe Ana de Xangô de comemorar os 27 anos de uma biblioteca instalada em um terreiro de candomblé traduz a necessidade de continuar a congregar leitores e demonstra a importância de bibliotecas comunitárias no cotidiano de quem habita e visita o local.

O pano de fundo do projeto Biblioteca de Los Sueños, idealizado pela CEC Brasil, é a divulgação da literatura brasileira e a valorização do livro como fonte de conhecimento e intercâmbio cultural a partir da criação de espaços de leitura em países da América do Sul. Em 2023, o projeto inaugura um total de cinco unidades, sendo duas no Chile, duas no Brasil (São Paulo e Salvador) e uma no Uruguai.

“Recebemos com muita alegria a Biblioteca de Los Sueños na nossa escola. Ampliar espaços de leituras negras é resgatar memórias, entrelaçar e disseminar culturas através de acervos identitários afrocentrados. É permitir às crianças negras mais leituras, conhecimento e uma educação antirracista. Agradecemos o presente com um abraço Ubuntu e olhar afiado para combatermos toda prática racista, desmarcando sempre a frase de Obá Biyi (Mãe Aninha): ‘Eu quero ver meus filhos com o anel nos dedos aos pés de Xangô’, fortalecida na flecha certeira de Odé Kayodê (Mãe Stella) quando nos disse: ‘O que não se registra o vento leva’. E assim, registramos mais uma vez nossa luta pela equidade social”, afirma Iraildes Nascimento, Egbomi do Ilê Axé Opô Afonjá e gestora da Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos.

“Na condição de yalorixá, a implantação do Projeto Biblioteca de Los Sueños na Biblioteca Comunitária Ikojppo Ilê Iwe Axé Opô Afonjá e na nossa Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos é muito importante para nosso Egbé e comunidade do entorno de São Gonçalo do Retiro e Cabula. A experiência de implementação da biblioteca nas dependências do terreiro é fundamental no reforço de políticas públicas com organizações governamentais e não governamentais para o apoio às bibliotecas comunitárias nos diversos espaços, e principalmente em terreiros de candomblé, estimulando a leitura e acesso a livros, também com o objetivo de preservar e difundir conhecimentos e história dos africanos no Brasil”, declara Mãe Ana de Xangô.

Professora, pedagoga e mobilizadora social com experiência em projetos socioeducativos, Ana Verônica Bispo Santos, ou Mãe Ana de Xangô, é a 6ª sucessora de Eugenia Anna dos Santos, mais conhecida como Mãe Aninha, Obá Biyi, fundadora do Ilê Axé Opô Afonjá em 1910. Ela assumiu em 2019 o cargo de yalorixá, sucedendo Mãe Stella de Oxóssi.

Além de estar voltada para regiões de vulnerabilidade social, a implantação das unidades do projeto Biblioteca de Los Sueños tem como critério a formação de mediadores para o novo espaço, dentro de uma lógica de dinamização de práticas de leitura, formação do leitor e capacitação sobre literatura brasileira. As instituições beneficiadas são, em sua maioria, escolas, creches, centros culturais ou associações situadas nas periferias de cidades latino-americanas.“Essa unidade do Biblioteca de los Sueños promove a diversidade literária, fortalecendo a identidade e ampliando as vozes da comunidade literária negra, construindo assim pontes para um mundo mais igualitário e inclusivo”, comenta Kaline Vânia, diretora administrativa da CEC Brasil.

Para Greg Oliveira, diretor do complexo industrial da Dow na Bahia, “o apoio à Biblioteca de Los Sueños corrobora com o compromisso da Dow de minimizar a lacuna educacional entre jovens de famílias em situação de vulnerabilidade, promovendo também os pilares da inclusão e da diversidade. É com orgulho que temos conseguido aumentar nossos investimentos sociais, em especial na Bahia. Alavancar projetos tão importantes como esse nas localidades onde operamos e ajudar a viabilizar maior desenvolvimento social e comunidades mais inclusivas é uma de nossas prioridades e intrínseca ao papel social que entendemos que a empresa detém”, avalia o executivo.

SERVIÇO:

Inauguração Biblioteca de Los Sueños – 2ª edição

Onde: Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos e Biblioteca Maria Stella Azevedo Santos

Endereço: Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá – R. Direta do São Gonçalo, 557, São Gonçalo do Retiro, Salvador – BA

Quando: 29 de julho (sábado)

Horário: 10h
Foto: Divulgação

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados