Salvador contará com praças voltadas à Primeira Infância

Salvador iniciou, no primeiro semestre de 2023, a construção de praças voltadas para crianças de zero a seis anos. As chamadas “praças da primeira infância”, que contam com brinquedos acessíveis, proporcionam mais inclusão e liberdade para os pequenos durante o momento de lazer.

A primeira delas está sendo instalada no Residencial das Margaridas, no Jardim das Margaridas, e a execução do projeto acontece em uma parceria do Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância, da Secretariade Governo (Segov) de Salvador, Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), vinculada à Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman) e do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), através do projeto Urban95.

Todas essas intervenções fazem parte de um pacote de iniciativas anunciadas pela Prefeitura para melhorar a acessibilidade dos moradores dos residenciais. O investimento conta com novas praças, parques infantis com brinquedos acessíveis, passeios e rampas com acessibilidade, construção de muros de contenção e requalificações de escadas, além de pavimentação asfáltica. O investimento total é superior a R$3 milhões.

O arquiteto e urbanista do Núcleo, Ian Galvão, conta que o processo de planejamento da praça conta com brinquedos que não são perigosos para essas crianças. “São (brinquedos) de escalada, que ajudam a desenvolver o som e o equilíbrio. Trazemos uma proposta que engloba caminhos coloridos com formas geométricas e música, aproveitando a praça como um elemento pedagógico, de aprendizado”.

Galvão reforça que, além dos brinquedos acessíveis, a praça também terá rampas, piso tátil, meio fio baixo, que possibilita o uso do “batedor” por pessoas com deficiência visual, além do mobiliário, que contemplará os cuidadores com espaços para que possam se sentar e acompanhar os filhos e demais crianças. “Também teremos mesa de jogos, academia de saúde, academia de ginástica, Casa de Tarzan, escorregador e amarelinha”. Além disso, a praça contará com túnel de madeira, trave de equilíbrio, e mobiliário voltado para o desenvolvimento das crianças.

Em Salvador para conhecer o local onde a praça será inserida e o desenvolvimento do projeto, a consultora do Urban95, Aída Pontes, conta que Salvador foi escolhida pelo comprometimento com essa fase da primeira infância, por pensar nas crianças da faixa etária de zero a seis anos. “O projeto Urban95 é de uma fundação holandesa (Fundação Bernard van Leer) que trabalha com diversas cidades. Salvador foi escolhida por conta da gestão, que se mostrou interessada nessa questão. Essa é uma gestão exemplar que nos dá a possibilidade de poder desenvolver muito mais a questão da primeira infância”, diz.

Aída afirmou ainda que pensar no espaço de brincar envolve muitos outros elementos, como mobilidade urbana, e também pessoas de outras faixas etárias. “Incluímos adultos, idosos, pessoas com deficiência (PCD). Tem espaços lúdicos que ativam a criatividade, o brincar, o fazer, contribuindo para o desenvolvimento das crianças. Estamos empolgados com Salvador e fomos bem recebidos, acreditamos que a cidade será um exemplo para o Brasil”, complementa.

Para o presidente da Desal, Virgílio Daltro, sendo Salvador uma cidade que tem a sua própria fábrica para equipamentos deste projeto – alguns inclusive já em produção – mostra como o município está preparado. “Salvador foi escolhida por tudo que dispôs. Inclusive, vamos inserir em nossas outras praças equipamentos específicos para a meninada dessa idade”

Além da primeira praça já em execução, outros dois espaços estão previstos, também na região do Jardim das Margaridas – um no Residencial Bosque das Bromélias e outro no Residencial Recanto das Margaridas – ambos com o foco na primeira infância. Foto: Bruno Concha/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados