Prefeitura promove mutirão de vacinação para população LGBT+

O público LGBT+ teve uma oportunidade especial, nesta quarta-feira (26), de participar de um mutirão de vacinação, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A atividade foi parte integrante de ação promovida em parceria com o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD LGBT-BA) e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, na sede do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD LGBT-BA), situada no Pelourinho.

As doses disponibilizadas foram as contra difteria, tétano, hepatite B, HPV, Influenza (gripe), meningite e Covid-19. A iniciativa teve como intuito promover a saúde, prevenir enfermidades e oferecer às pessoas da comunidade LGBT+ a oportunidade de se vacinarem, tornando-as aptas para uma vida mais digna e saudável.

O coordenador-geral do CPDD LGBT-BA, Renildo Barbosa, expressou a sua satisfação com a parceria entre a instituição, a Prefeitura e o Estado. “Essa parceria nos traz uma certeza de que essas pessoas estarão livres de algumas patologias. Aqui a gente reafirma o nosso papel, entre Estado e Prefeitura, de que a política pública está a favor da vida, a favor da saúde e a favor da dignidade das pessoas”, disse.

A ação foi significativa para as pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ que vivem em situações mais vulneráveis. Caio Brian Santana Santos, homem trans de 42 anos, aproveitou para se vacinar e enfatizou a importância da iniciativa. “Ela atinge o povo que é mais vulnerável, que vive em situação de rua, sem acolhimento. É uma ação que consegue abraçar esse público”, disse.

Além de Caio, a auxiliar de serviços gerais Glaucia Andrade dos Santos, mulher trans de 34 anos, elogiou a iniciativa. “Muito bom o povo estar se cuidando, se protegendo contra as doenças, um meio para o povo estar mais imune”. Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados