Prefeitura promove encontro em alusão ao Dia Municipal da Mulher Negra

A Prefeitura de Salvador celebrou o Dia Municipal da Mulher Negra e Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, nesta terça-feira (25), com uma homenagem às servidoras negras da administração municipal no Hotel Mercure, no Rio Vermelho. O encontro, que teve como tema “Mulheres Negras Movem o Mundo”, foi organizado pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e integra as ações de formação do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) de Salvador.

A titular da Semur, Ivete Sacramento, considera o evento deste ano bastante especial. “Estamos comemorando duas décadas da Semur e homenageando as servidoras negras da Prefeitura de Salvador, que é algo que só ocorre aqui. Temos uma das mais antigas servidoras negras da administração municipal, com 45 anos de atuação, e uma conselheira do Conselho Municipal das Comunidades Negras (CMCN) e mais antiga militante da causa, Nilsa Bonfim (Irmandade Rosário dos Pretos), que tem quase 90 anos. É uma honra participar desse ato em que cada secretaria escolhe a sua homenageada e ela representa todas as outras mulheres negras”, afirmou.

Com 45 anos de serviços prestados à Prefeitura de Salvador, a servidora da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e conselheira do PCRI, Carmen Flores, falou sobre o reconhecimento do trabalho realizado. “É um espaço de afirmação e que nos fortalece. Ser liderada pela professora Ivete, que é uma referência também, nos torna mais fortes, faz a gente reconhecer a nossa trajetória. Fiquei muito muito emocionada e grata por esse reconhecimento. Acho que a gente ressignificar esse comportamento e passar a homenagear as pessoas enquanto elas estão vivas é algo muito positivo”, considerou.

Empoderamento – A vice-prefeita e secretária da Saúde (SMS), Ana Paula Matos, destacou o papel fundamental da Prefeitura para promover a liderança feminina e combater o racismo institucional. “Vamos todas juntas. Salvador tem um povo negro talentoso e que inspira o mundo inteiro. Vou repetir e reforçar o tema do evento: as mulheres movem o mundo”.

A titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, destacou a relevância do evento e do trabalho feito pela gestão municipal. “Muito importante louvar mulheres que tanto fazem pela Prefeitura. Sabemos da extrema desigualdade em espaços de poder e quanto o processo de machismo estrutural ainda é forte. No entanto, ações como essa dão visibilidade a um trabalho sério e competente de mulheres que fazem toda a diferença na gestão pública”, finalizou. Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados