Mutirão de Vacinação vai imunizar população LGBT+ nesta quarta (26)

O Pelourinho é palco da II Edição do Mutirão de Vacinação voltado para população LGBT+. A atividade acontece nesta quarta-feira (26), na sede do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD LGBT-Ba), na Rua do Tesouro, 8, entre 9h e 11h30 e das 13h30 às 15h40.

A iniciativa é fruto de uma parceria do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD LGBT-BA), da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, executado pela Instituição Beneficente Conceição Macêdo (IBCM), e da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A USF Terreiro de Jesus é uma das unidades do município em que está implementada a estratégia UBS Amiga da Saúde LGBT, projeto que visa ampliar o acesso e ofertar assistência qualificada a este público nos serviços de atenção primária.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, reforça o propósito de garantir o cuidado integral com o público LGBT no mutirão. “Nessa ação, todo o acolhimento e prestação de serviço ocorrem de maneira criteriosa, com profissionais aptos e preparados para realizar esse trabalho. Através da união entre diversas frentes, envolvendo atores intersetoriais e sociais, conseguimos ampliar as possibilidades de cuidado com a saúde para todos e todas”, afirmou.

Quem comparecer ao mutirão poderá atualizar o Cartão de Vacinação e se manter imune contra doenças como difteria e tétano, hepatite B, HPV, Influenza (gripe), meningite e Covid-19. Também será realizada testagem para a detecção de hepatite B e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como sífilis e HIV/Aids.

“Estamos convocando a população LGBT+ a se prevenir de doenças que afetam a qualidade de vida e, em muitos casos, podem levar a óbito. Quem tem lacuna no Cartão de Vacina pode se dirigir ao Casarão da Diversidade não só para garantir a própria imunização, mas também para não se transformar em agente transmissor de doenças”, destaca o coordenador geral do CPDD, Renildo Barbosa. Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados