Kenia Maria, Camila Oliveira e Macaé Evaristo serão homenageadas com o Prêmio Maria Felipa

O Prêmio Maria Felipa, uma das mais importantes honrarias concedidas a mulheres negras que se destacam na luta por direitos e contra o racismo, ocorre na próxima terça-feira, dia 25, a partir das 18h, no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), no Centro Histórico. Conduzido pela vereadora Ireuda Silva (Republicanos), o evento marca o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional da Mulher Negra.

Entre as premiadas, está Kenia Maria, atriz, escritora e defensora dos direitos das mulheres negras na ONU; a apresetadora e jornalista da TV Bahia Camila Oliveira; e a deputada estadual por Minas Gerais Macaé Evaristo.

Kenia está entre as 100 pessoas negras mais influentes do mundo. Com mais de 20 anos de ativismo, integrou blocos afro e trabalhou com meninas vítimas de violência. É diretora artística da Fundação Beatriz Nascimento.

Camila Oliveira é baiana, mãe, jornalista, repórter e apresentadora da TV Bahia/Globo/Sportv, uma das grandes revelações do jornalismo baiano nos últimos anos. É também mestre de cerimônia.

Professora, Macaé Evaristo é reconhecida por seu incansável trabalho em defesa da educação inclusiva e de qualidade. Ao longo de sua carreira política, ela tem se dedicado à implementação de políticas públicas voltadas para a garantia do acesso à educação para todos, sem qualquer forma de discriminação. Foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária municipal e estadual de Educação em Minas.

“A Bahia e o Brasil ainda sofrem com a discriminação racial, que segrega e mutila direitos fundamentais. Nesse contexto tão cruel e que ainda guarda resquícios da escravidão, as mulheres negras são duplamente vitimadas, já que o preconceito tem natureza racial e de gênero”, diz Ireuda Silva. “Desse modo, penso que este dia e este prêmio são o mínimo que podemos fazer para reafirmar o nosso posicionamento, mostrar que nós, mulheres negras, estamos aqui, que somos peças fundamentais da história do Brasil e da Bahia. E que lutamos constantemente para melhorar a realidade de todas nós”, completa a republicana.

Quem foi Maria Felipa?
Maria Felipa de Oliveira foi uma marisqueira e pescadora que viveu na Ilha de Itaparica. Assim como Joana Angélica e Maria Quitéria, ela lutou pela Independência da Bahia. Em 1823, liderou um grupo composto por mais de 200 pessoas, entre as quais estavam índios tupinambás e tapuias, além de outras mulheres negras, nas batalhas contra as tropas portuguesas que atacavam a Ilha. Conta-se que o grupo foi responsável pela queima de pelo menos 40 embarcações portuguesas.

Confira a lista de premiadas confirmadas até o momento:

KENIA MARIA – Atriz e artista plástica  

CAMILA OLIVEIRA – Jornalista e apresentadora

MADALENA GONÇALVES DOS SANTOS – Cozinheira e mãe do cantor Carlinhos Brown

RÉGIA MABEL DA SILVA FREITAS – educadora e pesquisadora

NARA COSTA – Cantora

VAL BENVINDO – Jornalista

PATRICIA REIS LEITE – Juíza de Paz

PRISCILA ROSA – Neurologista

ROSELI DE SANTANA RAMOS – Tenente-Coronel da PMBA

ALINE RAMOS – Tenente

ABIDJAN ROSA – Empresária

ERISANGELA DIAS – Empresária

DOINHA PRATA – Empresária

JACQUELINE BISPO BOMFIM – Cozinheira SENAC

JULIANA PERSAN – empreendedora e influencer

LILIAN NARA – GCM

ALANA NEVES – Chefe de gabinete

MACAÉ EVARISTO – deputada estadual (MG)

JAMILE BARRETO – ginecologista e obstetra

VANDA DA CRUZ – Oficial da PMBA

LÍVIA COSTA – ativista e modelo

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados