Pesquisa aponta que 52% dos brasileiros são sedentários

Um pesquisa feita pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), intitulada “Pesquisa Saúde e Trabalho”, concluiu que 52% dos brasileiros raramente ou nunca praticam uma atividade física. Entre as pessoas que fazem atividades físicas, 22% se exercitam diariamente, 13% pelo menos três vezes por semana e 8% pelo menos duas vezes semanais. O levantamento foi realizado março desse ano. Foram entrevistadas 2.021 pessoas com mais de 16 anos, em todos os estados. Os números acendem um alerta sobre o sedentarismo, problema que desencadeia uma série de doenças.

A prática regular de atividades físicas é considerada por especialistas como um dos principais meios de promoção e cuidado com a saúde. “O corpo humano foi feito para estar em movimento. Cada vez mais as pessoas precisarão trocar os remédios por treinos. Com certeza, a atividade física é a mais eficaz prescrição médica, uma vez que tem como benefícios, não só tratar, mas prevenir doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, entre outras”, comenta Luiz Evandro, Diretor Técnico da Rede Alpha.

Além da frequência da prática de atividades físicas, o estudo fez uma associação entre a prática de uma atividade e o adoecimento. Segundo o levantamento do Sesi, 72% das pessoas que praticam exercícios com frequência não tiveram problemas de saúde nos últimos 12 meses. Porém, entre os que nunca praticam atividades físicas, 42% sofreram algum problema de saúde em 2022. “As pessoas precisam aprender a promover não somente a saúde, como também a entender a necessidade de um comportamento preventivo. Isso vai ajudar na redução de muitos problemas. Quando os indivíduos praticam um exercício, temos pessoas mais saudáveis e dispostas para encarar os desafios do dia a dia. A musculação, por exemplo, pode ajudar a manter a massa muscular, aumentar a força, melhorar a flexibilidade e a coordenação, além de contribuir para a saúde óssea”, complementa o especialista da Rede Alpha Fitness.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados