Agricultura familiar fecha parcerias com redes varejistas e atacadistas durante a Super Bahia 2023

O estande do Centro de Distribuição dos Produtos da Agricultura Familiar está sendo um dos mais visitados por varejistas e atacadistas, durante a Super Bahia 2023, a maior feira do varejo de alimentos do Norte e Nordeste, que acontece até esta quinta-feira (13/07), em Salvador. Os visitantes ficam surpresos com a diversidade e qualidade dos produtos da agricultura familiar baiana, resultando em negociações comerciais e prospecções de novos clientes.

Grandes redes como Hiperideal, Atakarejo e Rede Cambuí fecharam negócios. A rede de supermercados Hiperideal fechou negócio para adquirir o flocão Puro Milho, o Atakarejo demonstrou interesse pelo palmito Cultiverde e, a Rede Cambuí, acenou para a abertura de um espaço dedicado para os produtos da agricultura familiar baiana em uma de suas unidades.

Além disso, a Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários (Coopaiba), de Alagoas, fechou parceria para a distribuição de cinco produtos (Bebida Energética Agito, Flocão Puro Milho, Chocolates Bahia Cacau, Mel Velho Chico e Melado de Cana Engenho do Meio) em 180 unidades da Cooperativa nos estados de Alagoas e Sergipe.

O empresário Eduardo Duca, do Supermercado Santa Rita, também iniciou negociações importantes para a sua rede, com a aquisição de 50 toneladas de café em grãos da Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac). “Estou muito surpreso com a qualidade dos produtos: o café, a cerveja, o flocão. Tudo de altíssima qualidade. Estamos negociando o café, o açúcar mascavo e o flocão e é muito bom ver que a agricultura familiar está crescendo”, ressaltou.

A gerente da rede de produtos naturais, Viva o Grão, de Salvador, Maria Inês Cardoso, aproveitou a oportunidade da feira para fechar novos negócios. “O estande está maravilhoso e tem muita variedade, o que é muito importante. Estamos levando amostras das frutas desidratadas de abacaxi e manga e é muito provável que meu setor de compras adquira”, informou.

O saldo positivo das negociações foi avaliado pelo presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária, Ícaro Rennê. “A participação do Centro de Distribuição dos Produtos da Agricultura Familiar na Super Bahia 2023 rendeu grandes resultados para nós da agricultura familiar. Já estamos fechando negócios, entregando produtos em supermercados e já estamos com contratos futuros com novas redes. Isso aproxima os nossos produtos dos clientes e das redes de supermercados, gerando renda para os nossos agricultores que estão no interior da Bahia”, analisou.

No estande, cerca de 400 produtos de mais de 80 cooperativas e associações de diversas regiões do estado estiveram disponíveis no espaço instalado pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Centro de Distribuição

Essa parceria entre as redes varejistas e a agricultura familiar é cada vez mais forte porque esse público já conhece os diferenciais, a qualidade e a diversidade da agricultura familiar baiana. Adicionado a isso, foi apresentado na Super Bahia o Centro de Distribuição dos Produtos da Agricultura Familiar, localizado em Itapuã, em Salvador, com área de 1.296 metros quadrados e capacidade de armazenamento que ultrapassa 200 toneladas, além de câmaras frias, caminhões e toda a infraestrutura necessária para viabilizar a logística de entrega dos produtos.

O representante comercial, Eduardo Correia, comentou sobre a possibilidade de comercialização dos produtos. “É a segunda vez que eu vejo o estande e gosto muito de ver os produtos saindo do interior para a capital e se desenvolvendo aqui. Eu provei o palmito de pupunha com azeite de licuri aqui e lembrei da minha infância, quando a gente comia o coquinho de licuri. Boa lembrança”, informou.

SIPAF

Outra vantagem para o setor de alimentos na aquisição desses produtos é o Selo de Identificação dos Produtos da Agricultura Familiar (Sipaf – Bahia), concedido pelo Governo do Estado. Além de garantir aos consumidores de que os produtos são genuinamente da agricultura familiar, o Selo oferece a concessão de créditos presumidos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 100%, benefício fiscal previsto por meio do Decreto Estadual nº 13.780/12. Foto: divulgação / Super Bahia

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados