Novo Mané Dendê recebe visita de estudantes da Ufba

Nesta terça (11) e quarta-feira (12), o Projeto Novo Mané Dendê recebeu cerca de 20 alunos das turmas de Introdução à Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba). A atividade foi coordenada pelos professores da instituição acadêmica e guiada pelos técnicos do Novo Mané Dendê, com o objetivo de conhecer todas as ações que estão sendo desenvolvidas no Subúrbio Ferroviário pela Prefeitura de Salvador, através do projeto.

Na oportunidade, os estudantes puderam percorrer trechos de obras que já foram entregues, interagiram com os moradores e também conheceram os trechos que estão com obras em execução na região de Ilha Amarela. Foram cerca de 5km de visita e mais de três horas de aula de campo, em um momento considerado único pelos alunos.

A professora Helena Bender, explicou que o objetivo da visita foi de sensibilizar os futuros profissionais a conhecer um outro ângulo da profissão. “A dimensão social enquanto arquitetos, que é de intervir nos contextos que ela é mais necessária, a exemplo da infraestrutura, saneamento, acesso a água, serviços básicos, lazer e moradia de qualidade. Tudo isso está sendo tratado de alguma maneira no conjunto de obras do Novo Mané Dendê”.

Com um olhar curioso e atento, os alunos não temeram ao sol forte que fazia na região e observaram obras nas mais diversas áreas. Ainda foi possível correlacionar com os conhecimentos aprendidos ao longo de todo o semestre.

Bastante emocionada, a futura arquiteta Daniela Valdesc conta que é a primeira vez que ela conhece uma iniciativa da magnitude do Novo Mané Dendê. “Eu nunca conheci um projeto que tenha tanto cuidado e responsabilidade com a comunidade local, cuidado com a natureza e com o próprio rio Mané Dendê”, destacou.

Esta não é a primeira vez que o projeto recebe a visita da instituição. No total, cerca de 50 estudantes já conheceram os destalhes sociais, de infraestrutura e saneamento proporcionados pelo Novo Mané Dendê.

Saneamento e urbanização – O projeto Novo Mané Dendê corresponde à primeira etapa do Programa de Saneamento Ambiental e Urbanização do Subúrbio de Salvador, com intervenções nas localidades do Alto da Terezinha, Itacaranha, Ilha Amarela, Plataforma e Rio Sena. O objetivo é contribuir para o bem-estar econômico e a qualidade de vida da população da Bacia do Rio Mané Dendê, nas esferas econômica, social e de saúde, através da melhoria sustentável das condições socioambientais e de urbanização. Foto: Ascom/Seinfra PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados