Passarelas de Salvador passam por modernização na iluminação pública

A modernização da iluminação também alcança as passarelas da capital baiana. Esta semana, a Prefeitura de Salvador, através da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), finalizou as obras de iluminação em LED da passarela da Fundação Bahiana de Engenharia (FBE), no Imbuí. Para melhorar o nível de iluminação, no local, foram instaladas 104 luminárias, com investimento de aproximadamente R$170 mil.

Este ano, três estruturas de acessibilidade de pedestres já foram contempladas com projetos luminotécnicos. Além de mais economia aos cofres públicos, o serviço traz maior sensação de segurança às pessoas que utilizam esses equipamentos para a travessia nas principais vias da cidade.

Cerca de 1,3 mil luminárias já foram instaladas em passarelas situadas nas avenidas Luís Viana Filho, Mário Leal Ferreira, Tancredo Neves e Antônio Carlos Magalhães. Para evitar furtos, além das trocas das lâmpadas, a modernização também implica na instalação da tecnologia antivandalismo, que consiste na implantação das luminárias em uma estrutura robusta de eletrodutos de aço galvanizado pesado e soldado em toda a passarela.

A cuidadora de idoso Rayane Franca passa pela estrutura do Imbuí diariamente, e destacou a diferença da luminosidade no local. “Eu utilizo a passarela a noite para ir e voltar da faculdade, e a nova iluminação fez uma grande diferença na vida de quem passa por aqui todos os dias. Muito mais claro, agora a gente tem uma sensação de mais segurança e conforto. Está bem melhor”.

A previsão é que este ano outras três estruturas sejam contempladas com a modernização da iluminação. “Estamos debruçados no sentido de melhorar ainda mais a qualidade da iluminação de toda cidade, a ideia é garantir o conforto e o bem-estar da população que circula em Salvador. As passarelas são importantes estruturas de mobilidade, que infelizmente sofrem com atos de vândalos, por isso, nas intervenções de melhorias colocamos as lâmpadas sob a proteção de grades de aço pesado, para dificultar os furtos e garantir melhor luminosidade para os transeuntes”, afirmou o diretor de Iluminação Pública de Salvador, Ângelo Magalhães.

Vandalismo – Para repor fiações furtadas da rede de iluminação pública de Salvador, a Prefeitura, por meio da Dsip, gastou em torno de R$1,5 milhão em 2022. De janeiro a junho deste ano, foram registradas 596 ocorrências de furto e vandalismo.

As denúncias podem ser feitas através do Fala Salvador, no número 156. Outra opção é o WhatsApp da Guarda Civil Municipal (GCM), no (71) 99623-4955. Neste caso, as mensagens devem ser enviadas em formato escrito ou áudio de até 30 segundos acompanhado de vídeos e/ou fotos, e não são aceitas ligações. Foto: Ascom Dsip/Semop

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados