Saúde dos olhos: quase 35% dos brasileiros nunca foram ao oftalmologista

No Dia Mundial da Saúde Ocular, especialistas reforçam a importância do check-up oftalmológico para prevenir doenças oculares

Se você faz parte da parcela da população que tem o hábito de ir ao médico somente quando está sentindo algum incômodo, atenção! Este comportamento precisa mudar. Isso porque muitas doenças são silenciosas e só costumam apresentar sinais somente quando já estão em um estágio avançado. De acordo com pesquisa do Ibope, com o apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 34% dos brasileiros adultos nunca foram ao oftalmologista. Por isso, no mês em que é celebrado o Dia Mundial da Saúde Ocular (10/07), vale reforçar a importância dos cuidados com os olhos, enfatizando os benefícios das medidas preventivas, a exemplo do check-up oftalmológico.

Para o oftalmologista Marcelo Paiva Ribeiro, da Oftalmoclin, clínica que integra o Grupo Opty na Bahia, “algumas doenças oculares são silenciosas, como o glaucoma. Ou seja, podem ocorrer sem sintomas inicialmente e prejudicar de forma definitiva a visão. Por essa razão, a ida anual ao oftalmologista se faz mais do que necessária. Essa recomendação vale para todas as pessoas, em todas as idades, levando-se em consideração que, a depender do histórico do paciente, esse tempo pode ser reduzido para seis meses”, salienta o médico.

O oftalmologista Murilo Barreto, da OftalmoDiagnose – outra unidade do Grupo Opty na Bahia, lembra que problemas de visão podem provocar diversas consequências, desde as mais óbvias, como a dificuldade para enxergar de forma nítida de longe ou de perto, até as menos evidentes, como o déficit de aprendizagem e a perda de oportunidades no mercado de trabalho. Ele lembra ainda que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 60% a 80% dos casos de cegueira no mundo são evitáveis ou tratáveis. Isso significa que a maior parte dos portadores de cegueira bilateral poderiam estar enxergando se tivessem recebido tratamento correto no momento adequado. “Por isso a consulta com o oftalmologista e a realização de exames periódicos são tão importates“, enfatiza.

Confira as principais doenças e distúrbios que afetam a visão, segundo os oftalmologistas:

Glaucoma – Silencioso na fase inicial, pode causar comprometimento irreversível da função visual, uma vez que a perda de visão provocada pelo glaucoma pode ser prevenida, mas não revertida.

Catarata – Provoca a perda progressiva da visão, porém é reversível com cirurgia. Ela pode aparecer mais precocemente em diabéticos, altos míopes, devido ao uso crônico de corticóides, após trauma ocular, entre outros fatores.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) – Doença crônica progressiva que ocorre na parte central da retina chamada mácula e que leva à perda progressiva da visão central. É a principal causa de perda irreversível da visão entre as pessoas acima de 50 anos.

Retinopatia Diabética – Pode ser prevenida pelo controle adequado do diabetes, baseado em hábitos de vida saudáveis (dieta e exercícios físicos) e uso correto de medicações, visando o controle da glicemia (nível de açúcar no sangue). Uma vez estabelecida, a retinopatia diabética pode ser tratada de acordo com o estágio da doença. Quando não tratada, pode levar à cegueira irreversível.

Erros de refração:

Miopia – Quando os olhos podem ver objetos que estão perto, mas não são capazes de enxergar claramente os que estão longe.

Hipermetropia – Condição na qual o olho precisa fazer maior esforço para enxergar de perto. Esta é a condição habitualmente associada à dor de cabeça provocada por leitura ou uso da visão para perto de forma geral.

Astigmatismo – Condição na qual em vez de possuir um foco único, o olho forma duas linhas focais em locais distintos, fazendo com que uma imagem nítida nunca seja formada, quer seja para longe ou para perto.

Presbiopia – Também chamada de “vista cansada”, manifesta-se normalmente após os 40 anos, estando tipicamente associado a uma dificuldade para enxergar de perto.(legenda das fotos: Dr. Marcelo Paiva /Oftalmoclin e Dr. Murilo Barreto /OftalmoDiagnose) Foto: Divulgação

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados