Restaurantes Populares já forneceram mais de 103 mil refeições gratuitas em 2023

Os Restaurantes Populares mantidos pela Prefeitura de Salvador forneceram mais de 103 mil refeições gratuitas nos seis primeiros meses de 2023, entre janeiro e junho. Os dois equipamentos, localizados nos bairros de Pau da Lima e São Tomé de Paripe, são administrados pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Titular da Sempre, Júnior Magalhães destacou que os Restaurantes Populares têm sido ainda mais importantes nos últimos anos, já que as pessoas têm enfrentado dificuldades para comprar alimentos. “Com o constante aumento dos preços dos itens da cesta básica nos mercados, muitas famílias dependem dessas refeições diárias gratuitas para suprirem as suas necessidades básicas. Os Restaurantes Populares de Pau da Lima e de São Tomé de Paripe são fundamentais para garantir a segurança alimentar e nutricional da população em situação de vulnerabilidade nessas regiões”, disse.

Morador da região de Pau da Lima, André Correia da Silva está desempregado e disse que conta com a alimentação do Restaurante Popular todos os dias. “Eu gosto muito daqui, é excelente. Frequento o restaurante há 2 anos e essa alimentação tem sido ótima para mim, porque estou parado a algum tempo, não tenho encontrado trabalho, então está me ajudando bastante”, disse.

Também de Pau da Lima, Gilson Almeida Souza destacou que a qualidade nutricional das refeições o ajuda com problemas de saúde. “Eu gosto bastante da alimentação daqui e frequento o espaço desde o início. Para mim, são refeições ótimas, porque tenho problema de pressão alta e as refeições são balanceadas. Até hoje estou aqui, graças a Deus”, disse.

O secretário salientou ainda que a Prefeitura de Salvador vai ampliar o número de unidades da rede de Restaurantes Populares até o final de 2024. Os estabelecimentos de São Tomé de Paripe e de Pau da Lima funcionam de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 11h. As refeições entregues são gratuitas.

Além de suprirem as necessidades básicas de alimentação, os Restaurantes Populares também desempenham um papel de inclusão social e de fortalecimento das comunidades locais. Eles se tornam espaços de convivência, onde as pessoas podem se reunir, interagir e criar laços de solidariedade. Foto: Lucas Moura / Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados