Primeira colheita de aipim garante renda para agricultores familiares do Recôncavo

Os agricultores e as agricultoras familiares de Maragogipe, no Recôncavo Baiano, comemoram a primeira colheita do aipim, resultado dos investimentos do Governo do Estado na comunidade. Na última semana, foi realizada a colheita e a comercialização do aipim na região, o que garantiu renda para o desenvolvimento da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais da Quizanga.

O presidente da Associação, Alex Brasil, reforçou que a chegada dos recursos melhorou e muito a vida dos associados. “Atualmente, a nossa principal fonte de renda é a cultura da mandioca de mesa (aipim, macaxeira). Os investimentos vieram em um bom momento para todos nós agricultores e, nessa primeira colheita, retiramos 10 toneladas de cada produtor e vendemos aproximadamente 250 sacos de farinha”, reforçou.

A Associação recebeu R$ 73,5 mil, via Bahia Produtiva, o que garantiu a segurança alimentar e nutricional da comunidade e a comercialização do excedente, em sua maioria de forma in natura ou em produtos derivadas como a farinha de copioba.

Os avanços se devem à assistência técnica e extensão rural (Ater) prestada em parceria com o município, em especial na análise e correção de solo e de nutrientes. A agricultora Edna da Cruz ressaltou a importância da assistência técnica no local. “Eu fiquei muito feliz com a primeira colheita. É um sentimento de valorização e gratidão porque foi um projeto que veio somar na nossa vida, em especial na análise e correção de solo, preparo de terra e adubação. Veio agregar muito na produção e diminuiu os nossos custos de produção”, comemorou a agricultora.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados