Eventos reunirão, em Brasília, mais de 2 mil representantes de sindicatos e federações do setor terciário

Realizados pela CNC, Conecta e Sicomércio apresentarão soluções em marketing, inovação, inteligência de dados, finanças, comércio, sustentabilidade, turismo e representação sindical

Entre os dias 10 e 14 de julho, o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, receberá dois eventos voltados para formação e capacitação de representantes de sindicatos e federações do setor terciário de todo o País. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) promove o Conecta, nos dias 10 e 11 de julho, evento dedicado ao compartilhamento de boas práticas do Sistema Comércio (formado por 34 Federações Estaduais e Nacionais, além de sindicatos, Sesc e Senac). De 12 a 14 de julho, é a vez do Sicomércio 2023, quando dirigentes e equipes de mil sindicatos terão uma intensa imersão em cases de sucesso que poderão ser replicados ou servir de exemplo para melhor atender os empresários representados. Os dois eventos devem receber cerca de 2 mil pessoas.

Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, essa é uma excelente oportunidade de atualização, conexão e compartilhamento de experiências para aprimorar e ampliar a atuação das Federações e sindicatos do Brasil. “O Conecta é um momento que se tornou imprescindível para a unidade do trabalho das Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Já o Sicomércio, que não era realizado desde 2015, é o palco de grandes debates das pautas prioritárias para a representação dos empresários do setor terciário do País e, dele, sairão diretivas para as atividades dos sindicatos nos próximos anos”, afirma Tadros.

Palestras

Além dos hubs temáticos, haverá diversas palestras dirigidas para todo o público. No Conecta, entre os palestrantes está o editor executivo de conteúdos digitais da MIT Technology Review, Rafael Coimbra, que vai falar sobre as tendências e os impactos tecnológicos no comércio e no turismo. Outras atrações são as palestras da coordenadora nacional do Polo de Lideranças do Sebrae, Rosangela Angonese, sobre o caminho para a liderança efetiva, e do diretor de Economia e Inovação da CNC, Guilherme Mercês, que trará detalhes sobre o Programa Inovação 360 e o mapa setorial do Sistema Comércio.

No Sicomércio, estão previstas palestras do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que falará sobre a economia e o comércio no Brasil; do ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso, que vai abordar o fortalecimento das negociações coletivas; e do ministro do Tribunal Superior do Trabalho Douglas Alencar Rodrigues, que vai analisar o cumprimento das cotas de aprendizagem e de pessoas com deficiência. O credenciamento da imprensa para a cobertura das palestras do Sicomércio será divulgado nos próximos dias.

Espaços temáticos

As programações do Conecta e do Sicomércio são organizadas em seis espaços temáticos: relações sindicais, relações institucionais, representação, atuação gerencial, comunicação institucional e desenvolvimento de negócios. As discussões ocorrerão, concomitantemente, em uma estrutura hexagonal que facilitará a circulação dos participantes entre os debates.

Compensação de carbono

Os eventos serão marcados pelo desenvolvimento de práticas sustentáveis como a compensação da emissão de gases do efeito estufa. Para isso, serão adquiridos créditos de carbono no mercado voluntário associado a projetos socioambientais na região amazônica. Serão priorizados, nas iniciativas de geração de créditos de carbono, projetos de florestamento, reflorestamento e preservação da flora que envolvam as comunidades locais, todos auditados e certificados.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados