Tempo seco no interior do Brasil eleva risco de incêndio, diz Instituto Nacional de Meteorologia

Entre os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, a faixa norte e oeste de São Paulo e faixa oeste do estado de Minas Gerais, além do oeste da Bahia, a umidade relativa do ar pode chegar a cerca de 20%

Entre os dias esta segunda-feira (3) e o dia 10 de julho, as condições climáticas favorecem as pancadas de chuva no norte do Brasil, principalmente na faixa norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá. Nestas áreas, as chuvas devem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Além dessas localidades, as chuvas aparecerão também na faixa litorânea da região Nordeste, entre os litorais de Alagoas e Rio Grande do Norte. Os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo podem contar com chuviscos fracos.

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Olívio Bahia alerta para a temporada de seca, especialmente no interior do Brasil, com risco de incêndio bastante elevado.

“O destaque é para o tempo seco nas demais áreas, especialmente no interior do Brasil, umidade chegando a valores inferiores a 30%, pontualmente podendo ficar até abaixo dos 20%, especialmente em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, faixa norte e oeste de São Paulo e faixa oeste do estado também de Minas Gerais, além do oeste da Bahia”, destacou o meteorologista. 

Entre terça(4) e quarta-feira (5), em áreas da região Sul e também da região Sudeste, entre o sul de Minas Gerais, áreas da Serra da Mantiqueira em São Paulo e as áreas de serra do Rio de Janeiro, existem chances de geadas com temperaturas mínimas abaixo dos 5ºC. 

No sul do Brasil as chuvas devem começar a voltar no Rio Grande do Sul no final da quinta e sexta-feira, especialmente em função da aproximação de uma frente fria. (Brasil 61) Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados