Confira a programação montada pela Prefeitura para o domingo do 2 de Julho

A celebração dos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, neste domingo, 2 de julho, promete uma extensa programação que envolve cerimônias cívicas e atividades culturais abertas ao público. As ações em Salvador são organizadas pela Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e têm como tema central: “Salve a nossa terra, Salve o Caboclo”.

A programação terá início com uma alvorada e queima de fogos no palco montado no Largo da Lapinha, às 6h. Às 7h, terá início a cerimônia que incluirá o hasteamento das bandeiras por autoridades e execução do Hino Nacional pela banda de música da Marinha do Brasil. Às 8h10, ocorrerá a colocação de flores no monumento ao General Labatut pelas autoridades presentes. Em seguida, saem os carros dos Caboclos, seguidos pela execução do Hino ao 2 de Julho, novamente pela banda de música da Marinha.

Às 9h começa o cortejo cívico do 2 de Julho, que contará com a participação do Museu Vivo na Cidade, Caboclos de Itaparica, fanfarras municipais e estaduais, grupos populares e um concurso de fachadas decoradas ao longo do percurso, da Lapinha ao Pelourinho. Em seguida, haverá uma homenagem aos Heróis da Independência, com uma breve parada em frente ao Convento da Soledade.

Posteriormente, ocorrerá uma homenagem da Ordem Terceira do Carmo, com uma nova parada em frente à Ordem, onde um membro da instituição fará um pronunciamento. Mais adiante, haverá outra homenagem, desta vez à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, com uma breve parada em frente à igreja. Encerrando a manhã, os carros emblemáticos dos Caboclos serão recolhidos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza.

Ainda no domingo, a partir das 14h, terá início o cortejo pela Avenida Sete de Setembro, com uma breve parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Às 14h30, será realizado o Concurso de Fanfarras e Balizas na própria Avenida Sete. A partir das 15h, ocorrerá uma cerimônia cívica no 2º Distrito Naval.

Às 16h30, a cerimônia terá lugar no Largo do Campo Grande, com a chegada dos carros dos Caboclos, o hasteamento das bandeiras por autoridades, a execução do Hino Nacional pelas bandas de música da Marinha, Exército e Aeronáutica, a deposição de coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho pelas autoridades presentes, seguida pelo acendimento da Pira do Fogo Simbólico pela nadadora paratleta Verônica Almeida. Por fim, o Coral da Polícia Militar da Bahia executará o Hino ao Dois de Julho, com acompanhamento da Banda de Música Wanderley, da PM.

No final da tarde de domingo, no Campo Grande, ocorrerá o tradicional Encontro de Filarmônicas, comandado pelo maestro Fred Dantas. O evento terá início às 17h30 e contará com a participação das filarmônicas da Guarda Municipal, João Mendes (Canarana), Lyra dos Artistas (Santo Amaro), Ferroviários Bonfinenses (Senhor do Bonfim), Oficina de Frevos e Dobrados e Bráulio Pimentel (Alagoas).

A partir das 19h, o palco da Praça Visconde de Cairu receberá o Especial Sambaqui, com shows da Baiana System e Lazzo Matumbi, Raquel Reis, Claudia Manzo, Liz Reis, Elivan Conceição, Caboclos de Itaparica, Afrosinfônica e Vandal.

“Minha participação no show do Baiana System é muito simbólica. Pois, além de comemorarmos o bicentenário da Independência da Bahia, reafirmamos a importância da participação da luta dos povos negros-indígenas na formação e na independência desse país. Reafirmamos a Independência do Brasil que se consolidou na Bahia. Agora, construindo e desbravando um outro patamar de consciência histórica e política”, disse o músico Lazzo Matumbi. Foto: Arquivo/ Repórter Hoje

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados