São João chega ao fim no Largo Tereza Batista com casa cheia nos quatro dias

Nada de clima de fim de festa. O último dia do São João da Bahia, no Pelourinho, foi marcado pela animação e forte presença do público. A primeira atração a se apresentar neste domingo (25), no Largo Tereza Batista, foi o cantor Del Feliz. Conhecido como o “Embaixador do Forró”, Del é um dos mais premiados artistas do gênero. Suas músicas costumam levantar reflexões e trazer mensagens de esperança. “Eu vou fazer uma música agora que fala sobre a essência do homem da roça, com a qual eu me identifico”, disse o cantor antes de puxar a música “Meu Dengo”, sucesso de sua autoria e que venceu o Troféu São João da Bahia 2023. Com um repertório de tirar o fôlego, além de músicas autorais, Del interpretou inúmeros sucessos do forró e fez todo mundo cantar e dançar do início ao fim.

A segunda atração do Largo Tereza Batista foi Norberto Curvello. Conhecido por misturar ritmos, como o forró, arrocha, sertanejo e axé, Norberto que é ex-vocalista da banda Cangaia de Jegue e está no seu oitavo ano em carreira solo. O artista animou o público, que compareceu em peso no último dia de festa. A canção escolhida para abrir o show foi “De frente pro mar”, de sua autoria, mas gravada pela banda Estakazero. Compositor de mão cheia, Norberto é autor de hits como “Red Label ou Ice” e “Bolo doido”, que também estiveram presentes no repertório.

O veterano Cicinho de Assis trouxe um repertório que valoriza o mais autêntico forró. O sanfoneiro cantou sucessos como: “Lamento Sertanejo” (Dominguinhos), “Forró no Escuro” (Luiz Gonzaga) e “Minha doce estrela” (Nando Cordel). “Gente, é uma satisfação estar aqui tocando no Pelourinho, na Tereza Batista, o forró tradicional com triângulo, zabumba e sanfona”, celebrou. Querido pelos artistas baianos de outros gêneros musicais, Cicinho acabou de lançar um single em parceria com Daniela Mercury. A música intitulada “Pandeiro e Sanfona” é uma belíssima homenagem a Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, e traz o som original e tradicional das festas juninas.

Por volta das 21h30 o cantor Gutto Cabaré subiu para começar a quarta apresentação de domingo. Ao som de “Tem cabaré essa noite”, composição sua que ganhou o Brasil na voz do cantor Nattan, Gutto abriu seu show. “Que coisa maravilhosa estar aqui. Muito obrigado por terem ficado comigo”, agradeceu o cantor. No repertório, sucessos do sertanejo e do arrocha, como “A culpa é nossa” (Maiara e Maraísa) e “Erro que dá certo” (Thiago Aquino).

A banda Cangaia de Jegue foi a quinta atração da noite. O grupo, que esse ano comemora 21 anos de carreira e arrasta uma legião de fãs por onde passa, animou a plateia, que lotou o espaço. Canções como “Se eu morasse aqui pertinho” (Dorgival Dantas) e “Me diz, amor” (Flávio José) fizeram todo mundo cantar e dançar durante toda a apresentação.

A cantora e compositora Carol Pereyr foi a penúltima artista no Largo Tereza Batista, no Pelourinho. Carol é filha do poeta Roberval Pereyr, que também é seu parceiro em composições. Seu estilo traz a fusão da poesia com a melodia, e explora novas possibilidades rítmicas. Mas o repertório da apresentação neste São João foi do mais puro forró. Sucessos como “Asa Branca” (Luiz Gonzaga) e “Espumas ao Vento” (Accioly Neto) foram cantados pela artista.
Encerrando o São João da Bahia na Tereza Batista, o cantor Junior Nunes. Ao som de “Diga sim pra mim”, sucesso de Isabella Taviani, o músico abriu o último show da noite.

Durante os quatro dias de festa, 28 bandas passaram pelo palco do Largo Tereza Batista. Atrações dos mais variados estilos mostraram o quão plural é a música da Bahia, e que mesmo em pleno São João, há espaço para todos os ritmos e gostos.
O São João da Bahia no Pelourinho é uma realização do Governo do Estado da Bahia por meio da Sufotur – Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia – e tem o patrocínio da Loterias Caixa. Foto: Divulgação

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados